Domingo, Abril 28, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Nenhum vínculo entre detidos na Grécia e célula jihadista desmantelada na Bélgica

    (Foto de Angelos Tzortzinis/AFP/Arquivos)
    (Foto de Angelos Tzortzinis/AFP/Arquivos)

    As pessoas detidas no sábado na Grécia não têm nenhum vínculo com a célula jihadistas desmantelada na semana passada na Bélgica, anunciou neste domingo o ministério público belga.

    “Foi comprovado que não há nenhum vínculo entre estas pessoas e a investigação” na Bélgica, disse Eric Van Der Sypt, porta-voz do ministério público.

    No sábado, uma fonte policial grega informou que quatro pessoas haviam sido detidas e seus DNAs foram enviados à polícia belga para verificar se entre elas se encontrava Abdelhamid Abaaoud, um belga de 27 anos de origem marroquina apresentado pela imprensa belga como líder da célula desmantelada.

    O ministério público negou-se a confirmar ou desmentir que Abaaoud tivesse dirigido e financiado a célula a partir de Grécia e Turquia, como afirmam os meios de comunicação.

    Este homem lutou nas fileiras do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, segundo a imprensa. Aparece em um vídeo no qual o EI se vangloria de cometer atrocidades, dirigindo-se ironicamente à câmara enquanto conduz um veículo carregado de cadáveres mutilados para jogá-los em uma fossa comum.

    Abaaoud teria convocado a partir da Grécia o irmão de um dos dois supostos jihadistas mortos em um ataque policial na quinta-feira em Veviers (leste da Bélgica).

    Treze pessoas foram detidas posteriormente em uma operação em vários locais da Bélgica, das quais cinco foram processadas por “pertencimento a um grupo terrorista”. Dois suspeitos em fuga também foram detidos nos Alpes franceses.

    A polícia também encontrou armas, material para a fabricação de bombas, dinheiro, assim como uniformes policiais e documentos falsos.

    A célula desmantelada, integrada em parte por jihadistas procedentes da Síria, queria matar policiais na via pública e em delegacias através de atentados em todo o país, segundo o ministério público. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema