Domingo, Maio 5, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Negociações para perdão da dívida estão por um fio, diz ministro grego

    As discussões entre o governo grego e os credores para o perdão de metade da dívida grega devem ser concluídas até amanhã, segundo o ministro grego Evangélos Vénizelos. O acordo é uma pré-condição imposta pelos credores institucionais (FMI, BCE e zona do euro) para a concessão de um novo empréstimo para o país, e necessário para evitar a moratória.

    Neste sábado, o ministro grego das Finanças, Evangelos Vénizelos, participou de uma teleconferência com representantes da zona do euro. Segundo ele, as negociações estão “por um fio.” A aprovação de um novo pacote, orçado em 130 bilhões de euros, é essencial para o pagamento de parcela de 14,5 milhões, correspondente aos juros da dívida grega. O vencimento é no dia 20 de março. Os recursos se somam a um outro pacote já adotado em maio de 2010, de 110 bilhões de euros. “O momento é crítico.” Tudo deve estar concluído até domingo à noite”, declarou o ministro das Finanças Evangelos Vanizelos.

    Segundo ele, a reunião foi difícil, e há uma “grande ansiedade e muita pressão dos membros da zona euro”, disse.O acordo é necessário para o desbloqueio de um novo empréstimo, de 130 bilhões de euros, até 2015. Caso o contrário, o país poderá decretar moratória, colocando em risco toda a economia do bloco, que já sofre as consequências da crise financeira. O presidente da Deutsche Bank, Joseph Ackerman, participará das negociações viaja neste sábado para a Grécia. De acordo com ele, os bancos e credores foram “extremamente generosos” em aceitar o perdão de mais de 70% da dívida grega.

    Trata-se de uma pré-condição para os credores institucionais (Zona euro, Banco Central Europeu e FMI) liberarem o novo pacote de ajuda. A chamada troika também exige reduções drásticas no orçamento grego e reformas estruturais. Além de uma diminuição dos salários dos funcionários públicos e dos fundos de pensão, o governo deverá assumir o compromisso de dar continuidade às reformas depois das eleições. Neste domingo, por volta das 11h, o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, recebe os líderes de três partidos que apoiam o governo, para analisar a situação.

    Fonte: RFI

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente Joe Biden propõe nova embaixadora para Angola

    O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou a sua intenção de nomear Abigail L. Dressel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema