Saurimo – Dez mil e quinhentas famílias de Saurimo, na província da Lunda Sul, contam a partir de hoje (quinta-feira) com uma nova central térmica, composta por três grupos geradores com capacidade de 7,5 megawatts, cuja inauguração coube ao ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Vicente.
Após a inauguração do empreendimento, o governante disse que esta vai ajudar no desenvolvimento económico e social da província.
“Vamos poder ter escolas abertas à noite, ter as fábricas a funcionar, o comércio a funcionar normalmente e quiçá outras indústrias poderão ser abertas. É a força motriz fundamental, pois sem ela não podemos fazer nada,”afirmou.
Instado a falar das próximas apostas para a província, disse ser para os sectores das águas, saúde e educação, esta última para acabar com as crianças fora do sistema de ensino.
Já a governadora provincial, Cândida Narciso, disse que esta infra-estrutura é uma grande prenda para os citadinos de Saurimo, que estão em vésperas de comemorar o 56º aniversário da cidade.
“Temos que agradecer a sua excelência Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Podemos dizer com orgulho que a província da Lunda Sul, em particular a cidade de Saurimo, estará mais iluminada“, explicou.
Domingos Pompilho, director da Empresa Nacional de Electricidade (ENE) na província, disse que esta central vem para colmatar a dificuldade que havia na cidade de Saurimo em termos de fornecimento de electricidade, cuja distribuição era assegurada apenas pela Central Hídrica de Chicapa, que fornecia quatro megawatts.
“Estes quatro megawatts, na altura, eram complementados com mais três megawatts que eram produzidos pela nossa central de emergência que agora esta desactivada por velhice”, afirmou.
O director fez saber que esta vai beneficiar maioritariamente os clientes mais periféricos dos bairros da cidade de Saurimo que não beneficiavam de electricidade.
Sublinhou que foram também colocados 2.333 postos de iluminação pública em todas as ruas e nova rede de distribuição.
Fonte: Angop