Domingo, Junho 16, 2024
16 C
Lisboa
More

    Huambo: Ministra considera educação ambiental das comunidades exercício de cidadania

    Huambo – A ministra do Ambiente, Maria de Fátima Jardim, considerou a educação ambiental das comunidades um importante exercício de cidadania, que deve ter a participação de todos angolanos.

     Huambo: Ministra do Ambiente, Fátima Jardim Foto: Edilson Domingos

    Huambo: Ministra do Ambiente, Fátima Jardim (Foto: Edilson Domingos)

    A ministra fez estas considerações segunda-feira, na cidade do Huambo, durante a dissertação do tema “Juventude e educação ambiental na perspectiva do desenvolvimento sustentável”, numa actividade promovida pelo Ministério da Juventude e Desportos, por ocasião da jornada “Abril Jovem”, a decorrer em todo país sob o lema “Juventude, o Futuro está nas nossas mãos”.

    Acrescentou que a educação ambiental é um dos mais importantes exercícios de cidadania que deve ser exercida por todos, tendo em atenção os problemas ambientais e as consequências que podem causar dentro de 100 anos, segundo apontam especialistas, colocando em perigo a vida das gerações vindouras.

    Para a ministra Fátima Jardim, é necessário maior participação da juventude no processo de educação ambiental, para  que os desafios que se colocam ao desenvolvimento adoptem instrumentos sustentáveis, normas práticas e éticas adequadas, com vista ao bem-estar das gerações vindouras.

    “O asseguramento ambiental passa, fundamentalmente, pela sustentabilidade do homem, pelo que é necessário evitar a poluição da água, ruídos e o consumo de bebidas alcoólicas, que constituem uma cultura cívica que todos os cidadãos precisam para o nosso próprio bem-estar”, frisou a dirigente, que apelou aos jovens a apostar na formação académica.

    Nesta senda, a governante solicitou as sociedades a apostar na solidariedade, respeito ao próximo e ao meio ambiente, por serem comportamentos que asseguram a esperança de vida  de qualquer cidadão.

    Na óptica da oradora, os jovens devem relacionar e realçar a preservação do meio ambiente com a sua atitude comportamental, promovendo concursos de limpeza nas instituição escolares, ruas, bairros e zonas de residência, como exercício cívico e de cidadania.

    Com o objectivo de promover o diálogo entre o Governo e os jovens, o encontro, orientado pelo secretário de Estado do Desporto, Albino da Conceição, contou com a presença do Governador provincial, Kundi Paihama.

    A actividade reuniu jovens políticos, religiosos, ambientalistas e outras classes. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O que mulheres da Antiguidade pensavam sobre sexo: ‘Deveriam se livrar da vergonha junto com as roupas’

    O poeta grego Semônides de Amorgos dizia, no século 7 a.C., que existem 10 principais tipos de mulheres. Para ele,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema