Segunda-feira, Abril 29, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Ministra Carolina Cerqueira destaca promoção da cultura da paz em Angola

    Os esforços de Angola para a promoção de uma cultura de paz, que valorize o diálogo, a reconciliação nacional, a tolerância e o respeito pelas liberdades fundamentais foram, nesta sexta-feira, ressaltados pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, em São Petersburgo (Rússia), onde participa no II Fórum Internacional EuroAsia.

    Durante a sua intervenção, a governante angolana referiu, na ocasião, que o Chefe de Estado Angolano, João Lourenço, tem vindo a liderar um processo de moralização da sociedade angolana, desde a sua tomada de posse, há pouco menos de 1 ano, com realce para o reforço do papel da família junto das comunidades, para que esta instituição resgate o seu tradicional papel na educação das crianças e dos jovens e contribua para a estabilidade e tranquilidade social.

    Carolina Cerqueira disse que a cultura constitui um dos alicerces fundamentais da Nação Angolana e que merece um lugar de destaque no Programa de Desenvolvimento Nacional, 2018/2022, tendo em conta o seu papel no resgate dos valores positivos legados pela tradição , que devem contribuir na sociedade contemporânea para a edificação de impais desenvolvido, harmonioso, moderno, com uma identidade própria , que respeite igualmente os valores universalmente aceites , entrevista quais a Cultura da Paz ocupa um lugar primordial.

    Na ocasião referiu-se às iniciativas que o Executivo leva a cabo no quadro das parcerias com as associações da sociedade civil e as confissões religiosas, na concepção e execução de políticas públicas que actuam para o reforço da cidadania, a promoção da inclusão social e a promoção do bem comum.

    Aproveitou para sublinhar a cooperação exemplar do Estado Angolano com as igrejas nos domínios espiritual, cultural e social, em particular no reforço dos princípios éticos e dos valores morais nas comunidades para inculcara os bons costumes na prática diária dos cidadãos.

    Identificou a desagregação familiar e a dispersão das famílias são actualmente crescentes em África devido aos conflitos armados, ao agravamento da crise económica e ideológica e que devem ser invertidas com o concurso das diversas instituições da sociedade civil, com acções para uma efectiva difusão dos valores éticos e morais.

    O II Fórum EuroAsia foi aberto quinta-feira, em São Petersburgo, um dos maiores centros culturais do mundo, pelo presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, na presença de mais de mil delegadas e convidados. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BNA aprova Visão do Sistema de Pagamento em Novembro

    O Banco Nacional de Angola (BNA) prevê aprovar a Visão do Sistema Nacional de Pagamento, para o período 2023/2028,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema