Terça-feira, Maio 14, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Malawi: Cimeira congratula-se com desdobramento da Brigada de Intervenção da SADC na RDC

    O comunicado final da cimeira que encerrou hoje (domingo), em Lilongwe, Malawi, foi lido pelo secretário executivo cessante da SADC, Tomaz Salomão (D.R)
    O comunicado final da cimeira que encerrou hoje (domingo), em Lilongwe, Malawi, foi lido pelo secretário executivo cessante da SADC, Tomaz Salomão
    (D.R)
    A 33ª Cimeira ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) congratulou-se com o desdobramento da Brigada de Intervenção da organização na República Democrática do Congo, para conter a deterioração da situação de segurança e humanitária na parte leste do país.

    De acordo com o comunicado final da cimeira que encerrou hoje (domingo), em Lilongwe, Malawi, lido pelo secretário executivo cessante da SADC, Tomaz Salomão, a Cimeira saudou a assinatura do Quadro de Cooperação para a Paz e Segurança na RDC e na região, que teve lugar em Adis Abeba (Etiópia), a 24 de Fevereiro de 2013.

    A cimeira congratulou-se também com a adopção pelo Conselho de Segurança da ONU da Resolução 2098 de 2013, que confere mandato para o desdobramento da Brigada de Intervenção no leste da RDC, sob os auspícios da MONUSCO.

    O encontro destacou ainda as negociações de Kampala, entre o Governo da RDC e o movimento M23, e observou que as conversações têm vindo a arrastar-se por muito tempo e que, eventualmente, deverá ser considerado um prazo razoável.

    Exortou as partes interessadas no conflito congolês a participarem em todas as consultas nacionais, inclusive no país afim de se encontrar uma solução política duradoura.

    Relativamente à crise política no Madagáscar, país suspenso pela organização, o evento saudou a criação do Tribunal Eleitoral Especial para o Madagáscar, que abre assim caminho para a realização de eleições livres, justas e credíveis no país.

    A Cimeira notou com satisfação a evolução positiva que se regista no Madagáscar, especialmente no que diz respeito à decisão do Tribunal Eleitoral Especial, recém-formado, em retirar nove candidatos da corrida presidencial, entre os quais o presidente do Governo de transição, Adry Rajoelina, o ex-presidente Didier Ratsiraka e Lalao Ravalomanana, esposa do líder deposto.

    Deste modo, a reunião felicitou o Tribunal Eleitoral Especial por esta decisão, apelando igualmente ao órgão judicial para acelerar o processo de realização de eleições no Madagáscar.

    No entanto, a Cimeira ressaltou os esforços incansáveis e frutíferos do antigo presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, mediador da SADC para a crise do Madagáscar, assim como do embaixador R. Lamambra, comissário para a Paz e Segurança da Comissão da União Africana (UA), visando o regresso da normalidade constitucional naquele país.

    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portela vai ser alargada, Alcochete é a escolha final para o novo aeroporto

    Governo segue recomendação da Comissão Técnica Independente, que considerou Alcochete, a par de Vendas Novas, como a solução "mais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema