Terça-feira, Abril 30, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Lula da Silva aconselha José Eduardo dos Santos a acabar com fome

    (diariodigital.sapo.pt)
    (diariodigital.sapo.pt)

    O ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva disse hoje em Luanda que aconselhou hoje o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, a “cobrar” mais dos seus ministros para acabar com a pobreza.

    Lula da Silva chegou segunda-feira a Luanda a convite da Fundação Eduardo dos Santos (FESA) e partiu hoje para Nigéria onde vai participar no Fórum Económico Mundial para África.

    Antes de deixar Luanda, Lula da Silva dirigiu uma palestra em Luanda sobre Gestão dos Programas “Fome Zero e Bolsa Família”, onde transmitiu as experiências do Brasil no combate à fome e à pobreza.

    Segundo o ex-presidente brasileiro, no encontro que manteve com o Chefe de Estado angolano frisou que o assunto pobreza constou na agenda diária das discussões.

    “O programa Fome Zero foi levado por mim ao Presidente Itamar Franco e nós então dissemos o que eu disse hoje ao Presidente José Eduardo dos Santos: que um programa de combate à fome só dá certo se o Presidente tiver todo santo dia a cobrar a cada ministro ou a cada autoridade”, disse Lula da Silva para uma vasta plateia.

    O presidente do Instituto Lula frisou que na sua experiência de governação de onze anos aprendeu que “a fome não leva um homem à revolução, a fome leva o homem à submissão e o faminto não tem força para brigar, sequer tem força para fazer passeata para reivindicar comida”.

    “Então é para esses que os governantes têm que governar e não para aqueles que comem três vezes ao dia”, sublinhou.

    Lula da Silva defendeu que o Estado é quem tem que assumir a responsabilidade de acabar com a fome, através de políticas de Estado e não voluntaristas.

    “O Estado tem que assumir a responsabilidade. Toda a Constituição diz: todos os brasileiros, todos os angolanos, todos os mexicanos terão que ser tratados em igualdade de condições perante a lei, portanto é só cumprir a Constituição de cada país para garantir a todos o direito de comer”, realçou.

    O programa de combate à fome e à pobreza em Angola foi apresentado pela ministra angolana do Comércio, Rosa Pacavira, igualmente coordenadora do Programa Nacional de Luta contra a Pobreza.

    Rosa Pacavira disse que o Governo angolano tem aumentado os investimentos no programa de combate à pobreza, que começou, em 2010, com um orçamento de 40 milhões de kwanzas (293.823 euros) e actualmente evoluiu para 7,9 mil milhões de kwanzas (58 milhões de euros).

    Assistiram à conferência membros do Governo, representantes do poder judicial, militar, deputados, partidos políticos, igrejas e estudantes.

    Durante a manhã, no encontro com José Eduardo dos Santos, Lula da Silva ofereceu uma camisola da seleção brasileira.

    Terça-feira, o ex-presidente brasileiro visitou a província de Malange, onde entregou a uma cooperativa de camponeses, uma carrinha frigorífica, moto-bombas e sementes agrícolas. (diariodigital.sapo.pt)

    por  Diário Digital com Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema