Segunda-feira, Junho 3, 2024
25.9 C
Lisboa
More

    Livro inédito de Saramago sai em Abril

    Fundação José Samarago publica a obra inédita do seu patrono "A Estátua e a pedra" que é título de uma conferência que o autor deu em Itália Fotografia: AFP
    Fundação José Samarago publica a obra inédita do seu patrono “A Estátua e a pedra” que é título de uma conferência que o autor deu em Itália
    Fotografia: AFP
    O livro “A Estátua e a Pedra” do Nobel da Literatura, José Saramago, é lançado em Abril, na Feira Internacional do Livro de Bogotá, onde Portugal é o país convidado, informou em comunicado a instituição de que o escritor é patrono e que publica a obra literária.
    “A Estátua e a Pedra”, um livro inédito é o título de uma conferência que Saramago deu na Universidade de Turim, Itália, em Maio de 1998, na sequência do Colóquio Diálogos sobre a Cultura Portuguesa. O texto, publicado em Itália, em 1999, ao lado dos textos de Luciana Stegagno Picchio e Giancarlo Depretis, os restantes conferencistas, é agora um dos escolhidos para a edição publicada em Abril.
    A primeira publicação, em Itália, foi uma “pequena edição de luxo”, que já não se encontra disponível.
    A única diferença entre esta edição e a de 1999 é o epílogo do escritor espanhol Fernando Gómez Aguilera, biógrafo do escritor português e comissário da exposição permanente dedicada ao autor de “Caim”, que se encontra na Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago, em Lisboa. O espanhol conheceu e ficou amigo de Saramago em Lanzarote, onde o português viveu, e neste livro vê-se a importância que a ilha do arquipélago das Canárias teve na vida do Nobel. “A Estátua e a Pedra é uma reflexão de Saramago sobre os seus livros e sobre a importância decisiva que o facto de viver numa ilha de pedra e vulcões como Lanzarote teve para o seu estilo literário e de vida. Este é um livro que não existiria sem Lanzarote”, lê-se no comunicado de imprensa.
    É a primeira publicação editada pela Fundação José Saramago, que, daqui para a frente, pretende assegurar a “produção editorial” de “estudos sobre Saramago” e de uma “selecção de textos de conferências, que não se encontram disponíveis”. “A estátua é só a superfície da pedra, é o resultado daquilo que foi retirado da pedra, a estátua é o que ficou depois do trabalho que retirou pedra à pedra, toda a escultura é isso, é a superfície da pedra e é o resultado dum trabalho que retirou pedra da pedra. Então é como se eu tivesse ao longo destes livros todos andado a descrever essa estátua, o rosto, o gesto, as roupagens, enfim, tudo isso, descrever a estátua”, dizia José Saramago na conferência de 1998. Por isso a escolha deste texto para iniciar as publicações da Fundação José Saramago.

    (jornaldeangola.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O que está por trás da onda de sequestros na Nigéria?

    A prática dos sequestros na Nigéria evoluiu a tal ponto que passou a ser considerada uma grave ameaça à...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema