Segunda-feira, Junho 17, 2024
20.2 C
Lisboa
More

    Liberdade de imprensa na Turquia: 5 anos de prisão por criticar Erdogan

    (Foto: AP/Emrah Gurel)
    (Foto: AP/Emrah Gurel)

    Um terceiro jornalista foi detido na Turquia, fazendo aumentar a preocupação pela introdução da censura no país.

    Um jornalista do jornal Huriyet Ertugrul Ozkok foi preso sob a acusação de difamação após publicar um artigo que supostamente critica o actual presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, segundo informou a agência de notícias local DPA.

    A rede alemã Deutsche Welle divulga que Ozkok ainda em Setembro escreveu um artigo na qual não era sequer mencionado o nome do presidente, mas supostamente era criticado de forma indirecta. Caso venha a ser declarado culpado, o jornalista pode ser condenado a cinco anos e quatro meses de prisão.

    A informação veio apenas dois dias após outros dois jornalistas da oposição terem sido presos sob acusações de espionagem. A detenção causou uma viva reacção na sociedade e centenas de pessoas saíram às ruas de Istambul.

    Can Dundar, o editor-chefe do jornal Cumhuriyet e Erdem Gul, chefe do escritório da mesma edição em Ancara, foram presos após publicação de um artigo que sugere que a agência de inteligência turca tem estado envolvida no fornecimento de armas a rebeldes sírios de origem turca – os chamados turcomanos que lutam contra o presidente legítimo sírio Bashar Assad.

    O artigo em questão, publicado em maio passado, causou enorme polémica em todo o país e resultou na promessa de Erdogan de fazer os jornalistas pagar um “preço alto” pela publicação, segundo informou na altura o jornal britânico Guardian.

    Um destino mais trágico teve a jornalista do canal televisivo PressTV Serena Shim, que tentou investigar o envolvimento da Turquia na crise síria, em particular no fluxo de armas e militantes que combatem Assad. Serena Shim morreu em um misterioso acidente de carro em 2014. (sputniknews.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema