Domingo, Junho 16, 2024
17.7 C
Lisboa
More

    Jovem sueca impede deportação de afegão já no interior do avião

    “Tudo o que quero é parar esta deportação e só depois vou cumprir as regras”. Protesto da jovem activista levou a que o afegão saísse do avião, não sendo ainda certo se as autoridades suecas vão ou não insistir na sua deportação.

    A estudante universitária sueca Elin Ersson tornou-se mundialmente conhecida depois de ter publicado um vídeo nas redes sociais onde impede a partida de um avião em que estava um cidadão afegão prestes a ser deportado.

    Elin, de 21 anos, marcou uma viagem de Gotemburgo, na Suécia, para a Turquia, consciente de que naquele voo estaria um afegão, de 52 anos, prestes a ser deportado.

    Quando entrou no aparelho, a jovem recusou sentar-se até que o cidadão afegão saísse do avião, isto enquanto filmava o sucedido e publicava no Facebook.

    Apesar de a equipa de bordo pedir que Elin se sentasse, a estudante sueca recusou e continuou o seu protesto. Com o passar do tempo, outros passageiros começaram a apoiá-la, ao passo que outros manifestaram o seu desagrado.

    Para justificar a sua acção, Elin Ersson explicou que não concorda com a política de deportação da Suécia, que classifica o Afeganistão como um país seguro, isto apesar dos frequentes atentados terroristas e do controlo de várias partes do país por grupos fundamentalistas islâmicos como os Taliban ou o autodesignado Estado Islâmico.

    A jovem disse que, no Afeganistão, aquele homem de 52 anos “seria morto” e garantiu que o que estava a fazer era “salvar a vida de uma pessoa”.

    “Enquanto uma pessoa estiver de pé, o piloto não pode descolar. Tudo o que quero é parar esta deportação e só depois vou cumprir as regras”. “Não está certo enviar as pessoas para o inferno”, rematou.

    A jovem e o cidadão afegão acabaram por ser retirados do avião. O paradeiro do homem não é totalmente claro, com alguns media internacionais a avançarem com a informação de que este está desaparecido, ao passo que outros referem que está sob custódia das autoridades e que deverá ser deportado em breve. (Notícias ao Minuto)

    por Pedro Bastos Reis

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema