O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, assegurou na ONU que o seu governo trabalha para encontrar uma nova “fórmula” que permita aos membros do Quarteto para o Médio Oriente Médio (EUA, Rússia, União Europeia e ONU) desbloquear as negociações entre israelitas e palestinianos.
“Estamos a tentar encontrar uma fórmula que permita aos membros do Quarteto entrar em acordo para que as negociações possam ser retomadas”, disse Ehud Barak, na sexta-feira, perante a imprensa na sede central das Nações Unidas, onde se reuniu com o Secretário-Geral Ban Ki-moon.
O ministro israelita assinalou que, apesar de não poder prometer o que “vai acontecer finalmente”, as autoridades do seu país fazem “todo o possível” para encontrar um novo esquema que permita ao Quarteto avançar no caminho das negociações. “Estamos extremamente interessados no processo de paz”, assegurou Ehud Barak, insistindo em que Israel espera encontrar “a maneira de satisfazer as necessidades de todas as partes no marco do Quarteto e ver em breve como as negociações avançam para alcançar a paz”.
O Quarteto para o Médio Oriente Médio reuniu-se este mês em Washington, embora não tenha conseguido um acordo para fazer avançar o processo de paz entre israelitas e palestinianos.
Fonte: Jornal de Angola