Terça-feira, Abril 30, 2024
13.8 C
Lisboa
More

    Israel contra países que votaram resolução 2334 da ONU

    As autoridades de Israel suspendem relações com os países do conselho de segurança da ONU, nomeadamente, Angola, que votaram há dias, a resolução 2334, exigindo o fim dos colonatos israelitas nos territórios palestinianos.

    Israel suspende relações com os países membros permanentes e não permanentes do conselho de segurança da ONU, com excepção dos Estados Unidos, a recente resolução 2334, contra a construção de colonatos em territórios palestinianos.

    Aliás, as autoridades israelitas já anunciaram que vão alargar a construção de colonatos já na próxima semana nesse territórios palestinianos não respeitando a resolução que reclamava o fim dos colonatos e que foi votada pelos 14 membros permanentes e não permanentes do conselho de segurança, com abstenção dos Estados Unidos.

    O primeiro-ministro israelita, Benjamim Netanyhau, tinha reagido logo após à adopção da resolução, dizendo que “era má, perigosa e que não a aplicaria”.

    O primeiro-ministro de Israel, disse ainda, ter sido traído pelo Presidente Barack Obama, que deu luz verde à abstenção dos Estados Unidos, não vetando a resolução, como tem sido prática até agora.

    Obama, que está a terminar o seu mandato, em Janeiro, quebrou o sistema de solidariedade que havia até agora com Israel, permitindo assim, que a resolução obtivesse 14 votos a favor e uma abstenção.

    O futuro Presidente americano Donald Trump, reagiu, igualmente, denunciando, a resolução e a política de Obama, dizendo, que logo que tomar posse no dia 20 de Janeiro, as relações com a ONU, vão mudar e que a resolução só prejudica as negociações bilaterais entre Israel e a Autoridade palestiniana.

    Reforçado pela posição de Trump, o primeiro-ministro israelita, Netanyahu, começou por anunciar a suspensão do pagamento das quotas à ONU, agora suspensão das relações com os países que votaram contra Israel e reforço da construção de colonatos em territórios palestinianos.

    Angola, é um dos países membros não permanentes do conselho de segurança da ONU, que votou a favor da resolução 2334 e que está a terminar o seu mandato no fim do ano.

    O Embaixador de Angola na ONU, em Nova Iorque, Ismael Martins, reage às medidas de retaliação de Israel, dizendo compreender a posição israelita, mas sublinhando que foi uma resolução votada por todos os membros do conselho de segurança, sobretudo, pelos permanentes, Estados Unidos, França, Rússia, China e Reino Unido, que têm o direito de veto.

    O Embaixador angolano, Ismael Martins, aproveita ainda nesta entrevista à RFI, para falar da RDC, sublinhando que não há tropas angolanas a sair daquele país, porque não há forças angolanas há muito tempo na RDC. (Rfi)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema