Terça-feira, Abril 30, 2024
13.8 C
Lisboa
More

    Irão adverte que presença ‘ilegal’ de Israel no golfo Pérsico pode provocar guerra

    Sputnik

    O aviso do IRGC surge em meio a informações de que Israel concordou conceder assistência em inteligência à coligação marítima proposta pelos EUA para patrulhar o golfo Pérsico.

    O chefe da Marinha do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC), contra-almirante Alireza Tangsiri, advertiu que qualquer tipo de presença ilegítima de Israel no golfo Pérsico poderá desencadear uma confrontação na região e que as responsabilidades pelas consequências recaem sobre os EUA e o Reino Unido.

    “Os EUA e o Reino Unido têm de assumir as responsabilidades pela presença ilegal do regime sionista nas águas do golfo Pérsico. Qualquer tipo de presença do regime sionista no golfo Pérsico é ilegal, uma vez que pode provocar uma guerra e confrontação na região”, disse no domingo (11) o chefe da Marinha do IRGC ao canal televisivo libanês Al Mayadeen, escreve The Times of Israel.

    Alireza Tangsiri teria também dito que “sempre que os nossos comandantes o desejarem, eles podem deter qualquer navio, mesmo que ele esteja acompanhado pelas forças americanas e britânicas”.

    “Ao formar uma coligação ilegal na região, os EUA e o Reino Unido estão tentando aplicar seus próprios cenários. A segurança do golfo Pérsico está entre as prioridades do Irão, e nós acreditamos que as rotas de navegação iranianas devem continuar sendo internacionais”, disse Tangsiri.

    O comandante do IRGC salientou que a Marinha da força de elite iraniana é responsável por garantir a segurança no estreito de Ormuz e no golfo Pérsico e não necessita ali da presença de estrangeiros.

    “Irão é o responsável pela segurança no golfo Pérsico, porém isso depende das exportações do nosso petróleo e da capacidade do país para utilizar a região. Nós vamos garantir a segurança no golfo Pérsico desde que a nossa própria segurança esteja garantida”, afirmou Tangrisi.

    Os EUA anunciaram seus planos para organizar uma coligação naval visando garantir a segurança de navegação no estreito de Ormuz, uma importante rota de exportação de petróleo, após recentes ataques a vários petroleiros no Golfo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema