Quarta-feira, Maio 15, 2024
16.8 C
Lisboa
More

    Huíla: Comissão Ministerial gasta Akz dez bilhões no apoio à vítimas da seca

    Lubango – A Comissão Ministerial para a Assistência as Populações Afectadas pela Seca aplicou dez bilhões 915 milhões e 460 mil kwanzas em operações de socorro realizadas, de Maio a Outubro últimos, a favor de 650 mil pessoas das regiões centro e sul do país, no âmbito do Plano de Contingência.

    Vítimas da seca recebem vários apoios (Foto: Clemente Dos Santos)
    Vítimas da seca recebem vários apoios (Foto: Clemente Dos Santos)

    O facto foi revelado no Lubango, província da Huíla, pelo seu coordenador, Job Graça, quando segunda-feira falava numa reunião entre os membros da Comissão e os governadores das províncias mais afectadas, assistida também pelo ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos, como convidado.

    O governate explicou que o montante representa 29 porcento da aplicação do orçamento definitivo para a componente de emergência, fixado em 38 bilhões de kwanzas, “que proporcionou uma execução física traduzida em sete mil 643 toneladas de bens alimentares e não alimentares”.

    A empreitada Incluiu também a aquisição de meios de transportes, equipamentos para a provisão de água, imputs agrícolas e medicamentos humanos e veterinários destinados ao gado das populações afectadas residentes nas províncias da Huíla, Kuanza Sul, Namibe, Kuando Kubango, Cunene e Benguela.

    Job Graça, que é ministro do Planeamento e de Desenvolvimento Territorial, pediu, na ocasião, contribuições dos envolvidos nesta tarefa para “melhorar a eficiência, eficácia e efectividade do Plano de Contingência, cuja execução, em princípio, se prolongará até Junho de 2014”.

    O ministro esclareceu que o Plano de Contingência abarca uma segunda componente, a estrutural, que no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017 vai acelerar a realização dos projectos de captação, adução, tratamento e distribuição de água e de perímetros de regadio.

    A Comissão Ministerial foi criada em Maio último e iniciou funções no mesmo mês sob super-visão do vice-presidente da República, Manuel Vicente, sendo composta pelos titulares das pastas do interior, administração do território, assistência e reinserção social, da agricultura, da energia e águas e da saúde. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cimeira sobre tecnologias e combustíveis limpos para cozinhar em Africa mobiliza 2,2 mil milhões de dólares

    A primeira Cimeira de alto nível, que decorreu no dia 14 de maio em Paris, centrada em proporcionar acesso...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema