Quarta-feira, Maio 15, 2024
16.8 C
Lisboa
More

    Huambo: Sector da educação regista crescimento em 2013

    Huambo – A província do Huambo, que este ano recebeu do Orçamento Geral do Estado aproximadamente 72 biliões de kwanzas (71.901.319 e 451), está a registar um crescimento satisfatório em todos os sectores, com destaque para o da educação, saúde e habitação.

    vice-governador da província do Huambo para o sector Económico, Francisco Fato (ANGOP)
    vice-governador da província do Huambo para o sector Económico, Francisco Fato (ANGOP)

    Segundo o vice-governador provincial para o sector Económico, Francisco Fato, que apresentava um balanço das actividades realizadas em 2013, há também bons indicadores no sector das obras públicas.

    Em relação à educação, explicou que foram já construídas até ao momento 57 novas salas de aulas e reabilitadas 138, permitido a inserção no sistema de ensino e aprendizagem de oito mil e 775 petizes.

    Informou que a província conta neste momento com um total de mil e 68 escolas, perfazendo quatro mil e 582 salas de aulas, que albergaram durante o presente ano lectivo um leque de 683 mil e 814 alunos.

    Relativamente ao ensino superior, Francisco Fato deu a conhecer que foram matriculados 16 mil e 217 estudantes, sendo oito mil e 372 na Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), dois mil e 615 no Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) e cinco mil e 230 em institutos superiores politécnicos privados, designadamente Sol Nascente, Ekuikui e Lusíadas.

    O vice-governador disse que no ramo da saúde foram construídos 16 postos médicos e cinco centros, que totalizam 100 novas camas.

    Esta cifra permitiu que a província passasse a ter mil e 514 camas, ao passo que os funcionários aumentaram de cinco mil e 352 em 2012 para seis mil e 100, disse.

    Quanto a habitações, salientou que, fruto do empenho do Executivo, esta região vai ganhar em 2014 três novas centralidades habitacionais, que estão a ser erguidas nos municípios da Caála, Bailundo e Huambo.

    Anunciou ainda a inauguração, no próximo ano, de duzentas novas residências sociais, cuja construção está em curso em oito dos 11 municípios da província.

    Disse que no presente ano foram distribuídas quase duzentas casas de carácter evolutiva aos cidadãos vulneráveis, nos municípios da Chicala-Cholohanga, Lonuimbali e Ucuma.

    Lembrou que este ano foram edificados 60 pequenos postos de abastecimentos de água canalizada e 492 furos de água.

    Estes postos, explicou, permitiram reduzir as doenças diarreicas agudas nas comunidades rurais.

    Relativamente ao sector da energia, a província do Huambo conta, além barragem hidroeléctrica do Gove, com 68 grupos geradores instalados em todas as sedes comunais.

    O asfaltamento dos 78 quilómetros do troço rodoviário Mungo/Kalussinga (província do Bié) e a construção de duas pontes definitivas sobre os rios Luvulu e Mutacuva, no mesmo itinerário, foram também realçadas pelo vice-governador do Huambo para o sector económico.

    Realçou ainda a terraplanagem de 135 quilómetros em diversos pontos da província, além da construção de três pontes metálicas sobre os rios Calai, Cussongo e Sassonde, que estão a permitir a livre transportação de produtos agrícolas do campo para a cidade.

    Quanto ao comércio, hotelaria e turismo, o responsável para o sector económico do Governo Provincial do Huambo fez saber que este ramo ofereceu 17 mil e 516 novos postos de emprego, com um total de três mil e 214 estabelecimentos comerciais e mil e 240 camas.

    Quanto a indústria, que ofereceu mil novos postos de trabalho, controla 207 unidades de produção.

    Francisco Fato assegurou que para a presente campanha agrícola foram colocadas à disposição dos camponeses duas mil e 900 toneladas de adubo, mil e 200 de sulfato de amónio, duas mil charruas, 60 toneladas de semente de feijão, mil e 148 de milho e desbravados 969.380 hectares de terra.

    Com uma superfície de 34 mil 270 quilómetros quadrados, situada no centro Sul do país, a província do Huambo conta com uma população aproximada de dois milhões e 800 mil habitantes, distribuídos pelos municípios do Huambo, Caála, Bailundo, Chicala-Cholohanga, Cachiungo, Mungo, Ucuma, Longonjo, Chinjenje, Londuimbali e Ecunha. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cimeira sobre tecnologias e combustíveis limpos para cozinhar em Africa mobiliza 2,2 mil milhões de dólares

    A primeira Cimeira de alto nível, que decorreu no dia 14 de maio em Paris, centrada em proporcionar acesso...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema