Terça-feira, Maio 14, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Exportações: Fábrica do Pólo de Viana com projecção no exterior

    Investimento de 11 milhões de dólares resulta em negócios situados em 500 mil dólares por mês

    Depois de absorver investimentos de 11 milhões de dólares, entre 2014 e 2016, a Karam Industrial, uma fábrica especializada na fundição de metais implantada no Pólo Industrial de Viana, tem exportações frequentes para a República Democrática do Congo (RDC).

    Estas informações foram obtidas pelo Jornal de Angola do director Técnico da companhia, Shadab Husain, que revelou projectos de expansão das exportações à Zâmbia e ao Zimbabwe, mas também para mercados do primeiro mundo como o dos Estados Unidos, de onde a empresa recebe solicitações de fornecimentos.

    A Karam produz material de construção civil (como pregos), de electricidade e para a indústria hospitalar. Os investimentos, concretizados durante aqueles dois primeiros anos, incidiram sobre a aquisição de meios de trabalho, configuração do plano director de empresa, arranque do projecto e formação permanente dos trabalhadores.

    Isso resultou em “performances” de produção elevadas, contadas em 700 toneladas de pregos por ano, assim como em 300 mil metros de cabos industriais por esse mesmo período, afirmou Shadab

    Husain para dar apenas dois exemplos da viabilidade da operação.

    A produção é geralmente absorvida pelo mercado nacional, mas, daclarou Shadab Husain, a qualidade do que é produzido na Karam Industrial é tão alta, ao ponto de a fábrica estar a receber solicitações de países do primeiro mundo, como Estados Unidos.

    Para a produção, a empresa adquire 80 por cento da matéria-prima no mercado local, geralmente obtida em 28 pontos de recolha de sucata em Luanda, além de outros, localizados em Cabinda, Benguela, Huíla, Cuando-Cubango, Zaire, Moxico, Uíge, Bié e Namibe.

    “Estes são os nossos pontos de segurança para garantir a produção: há muita matéria-prima para garantirmos a produção para os nossos clientes”, disse.

    Como resultado de toda a operação, as receitas mensais chegam a atingir 500 mil dólares.

    A unidade industrial está instalada numa área de cinco hectares e oferece emprego a 450 trabalhadores nacionais e 55 expatriados. O director Técnico da empresa declarou que, apesar da pandemia, a Karam Industrial mantém o mesmo ritmo de produção, sem dispensar nenhum trabalhador, e garante que os níveis de produção vão se manter.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema