Quinta-feira, Maio 30, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Executivo concede créditos a processadoras de pescado

    Ministra das Pescas, Victória de Barros Neto (ANGOP)
    Ministra das Pescas, Victória de Barros Neto (ANGOP)

    Luanda  – Sessenta mulheres da comunidade de Cabo Ledo, no município da Quissama, em Luanda, dedicadas ao processamento e comercialização de peixe, beneficiaram hoje de micro-créditos, concedidos pelo Ministério das Pescas, para impulsionar as suas actividades e torná-las auto-suficientes.

    As beneficiárias representam 12 grupos, de cinco mulheres cada, que durante dois meses e meio (de seis de Maio a 25 de Julho) frequentaram o curso intensivo sobre “Boas Práticas de Higiene”  e sobre “Boas Práticas de Processamento” , no Centro de Apoio à Pesca Artesanal do Cabo Ledo.

    São no total três milhões de kwanzas, repartidos para os 12 grupos.

    Cada  grupo recebeu da ministra das Pescas, Victória de Barros Neto, 250 mil kwanzas, numa cerimónia testemunhada pelo também ministro das Pescas e Recursos Marinhos da Namibia, Bernhard Esau, e pela administradora municipal da Quissama, Ana Maria Silva.

    Na ocasião, a titular do sector destacou a importância da pesca artesanal nas comunidades e manifestou a disponibilidade do Executivo em apoiar as mulheres de Cabo Ledo, no que diz respeito, sobretudo, à formação e a criação de negócios para ajudar as famílias locais a gerarem rendas e, desta forma, combaterem a fome.

    “Com o micro-crédito estão criadas as condições para o início das vossas actividades comerciais e rentabilidades. A prioridade do Governo é combater a fome e a pobreza no seio das famílias, onde as mulheres são os pilares e detêm uma grande responsabilidade” – asseverou, apelando as beneficiárias gestão racional dos valores recebidos.

    Por sua vez, a administradora municipal da Quissama, Ana Maria Silva enalteceu o gesto do Executivo, referindo que quer a formação, quer o micro-crédito vão ajudar a potenciar as mulheres da circunscrição, a minimizar as dificuldades de centenas de famílias e a criar mais postos de trabalho para o pessoal da região. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A voz da África precisa de ser ouvida, afirmou o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

    O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, disse que o mundo está a mudar e que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema