Sábado, Junho 1, 2024
21.5 C
Lisboa
More

    EUA prepara mais sanções contra Rússia por negociar com a Coreia de Norte

    Os Estados Unidos informaram nesta terça-feira que preparam mais sanções económicas contra a Rússia, após incluir na lista negra duas empresas russas que negociaram com a Coreia do Norte violando o embargo adotado pela ONU.

    Sigal Mandelker, subsecretária de Terrorismo e Inteligência Financeira do Tesouro americano, disse que “sem dúvida” ocorrerão mais sanções contra entidades e indivíduos russos por parte do governo de Donald Trump.

    “Sem dúvida seguirão vendo mais (medidas punitivas) desta administração”, disse a funcionária durante audiência no Senado.

    Mandelker assinalou que as sanções de Washington já afetaram economicamente Moscovo e podem afetar ainda mais. “Não duvidaremos em fazê-lo se a sua conduta não mudar de maneira clara e significativa”.

    O Tesouro americano impôs nesta terça-feira sanções a duas empresas de transporte naval e seis navios russos por violarem as sanções económicas contra a Coreia do Norte.

    Mais cedo, o Tesouro havia informado que as companhias Primorye Maritime Logistics Co. e Gudzon Shipping Co. possuem um navio, o M/V Patriot, que realizou transferências de petróleo a barcos norte-coreanos duas vezes este ano.

    Essa ação violou o embargo, respaldado pela ONU, de fazer negócios com a Coreia do Norte, como parte de um esforço para pressionar Pyongyang para que abandone seus programas de armas nucleares e mísseis balísticos.

    “As transferências para barcos de bandeira norte-coreana a partir da Rússia ou qualquer outro lugar que forneça, venda ou transfira para a Coreia do Norte estão proibidas pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, recordou o secretário americano do Tesouro, Steven Mnuchin.

    “As consequências de se violar estas sanções permanecerão vigentes até que tenhamos conseguido a total, final e verificada ‘desnuclearização’ da Coreia do Norte”.

    Em outro anúncio, o Departamento do Tesouro incluiu na sua lista negra duas companhias e dois indivíduos que teriam ajudado outra empresa russa, a Divetechnoservices, a driblar as sanções que lhe haviam sido impostas em junho por supostas atividades de hackers.

    A Divetechnoservices e três funcionários da empresa foram sancionados originalmente por administrar e apoiar as capacidades subaquáticas do governo russo no monitoramento e na pirataria de cabos de comunicações submarinos no mundo todo.

    Mandelker disse que Washington mantém a pressão sobre a Rússia dada a sua contínua “atividade maliciosa” em todo o mundo, e citou como exemplos a interferência nas eleições americanas, o apoio ao regime de Bashar al Assad na Síria, o uso de arma química em uma tentativa de assassinato na Grã-Bretanha e a violação dos direitos humanos de seus próprios cidadãos.

    – Microsoft fecha seis sites –

    Ainda nesta terça-feira, a Microsoft anunciou o fechamento de seis sites falsos da agência de inteligência militar russa GRU, destinados a redirecionar o tráfego de dois grupos de especialistas conservadores dos Estados Unidos e do Senado americano.

    A Microsoft disse que um destes grupos é o Instituto Republicano Internacional, que promove os princípios democráticos e cuja direção inclui o senador republicano John McCain, um forte crítico de Putin.

    O outro é o Hudson Institute, que apoia a manutenção da pressão económica e política sobre a Rússia e o fortalecimento da Otan, posições contrárias às adotadas pelo presidente Trump.

    Os hackers do GRU também estabeleceram domínios da Internet falsos supostamente imitando os do Senado americano, segundo a Microsoft. (AFP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Hamas considera ‘positiva’ nova proposta israelita para trégua em Gaza

    O Hamas afirmou nesta sexta-feira (31) que a nova proposta israelita para um cessar-fogo em Gaza é “positiva”, depois...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema