Terça-feira, Maio 14, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    EUA: Democratas querem obrigar Trump a revelar com quem o presidente se reúne e quando

    Legisladores democratas dos Estados Unidos introduziram um projecto de lei para exigir que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publique registos com informações sobre quem ele encontrou e onde.

    O “Ato de Mar-A-Lago”, como é chamada a lei em referência ao clube do presidente localizado na Flórida, quer tornar os registos de acesso disponíveis e exigiria que o presidente e sua administração publicassem quem ele conhece e onde.

    Apresentado na última sexta-feira (24) por quatro senadores democratas, o projecto visa disponibilizar publicamente registos de Visitantes da Casa Branca ou registos relacionados a “qualquer outro local onde o Presidente Trump regularmente conduz negócios oficiais “, de acordo com o The Hill. Uma versão do texto também foi entregue na Câmara pelo representante democrata Mike Quigley.

    Era costume da administração anterior divulgar registos de visitantes para a Casa Branca trimestralmente, e muitos observaram, em comparação, uma falta de transparência em torno das actividades de Trump e de seus conselheiros e membros do gabinete quanto ao dia-a-dia presidencial.

    Desde a posse, o presidente Trump gastou bem mais de metade de seus fins de semana na Flórida em seu resort Mar-A-Lago. O acesso ao presidente tem sido limitado e secreto e os legisladores democratas querem ver publicadas as idas e vindas rotineiras daqueles que procuram Trump ou seus conselheiros.

    “Muitos americanos estão correctamente preocupados se os ricos e bem conectados estão recebendo tratamento especial e influência indevida na Casa Branca de Trump”, afirmou Tom Udall, um dos senadores que lideram a iniciativa, acrescentando: “O Presidente Trump montou um gabinete cheio de milionários e bilionários, ele está trabalhando em uma agenda de cortes de impostos maciços para os ricos e as taxas de iniciação em Mar-A-Lago — onde as pessoas estão recebendo acesso incomum ao presidente e seus principais conselheiros — acabaram de dobrar para US $ 200.000”.

    “Ao recusar-se a liberar os registos do visitante da Casa Branca, o presidente Trump está apenas validando as preocupações desenfreadas sobre quem pode estar puxando as alavancas em sua administração. O presidente deve acabar com o padrão perturbador de administração do governo, a administração Trump tem a obrigação de divulgar as listas de visitantes em lugares como Mar-A-Lago e nas Trump Towers”, afirmou.

    O Congresso, actualmente no controle do Partido Republicano, não deve apoiar o projecto de lei, e muitos vêem o texto como um movimento simbólico.

    Afirmando que o projecto de lei é necessário e tem um propósito “simples”, o senador Udall disse: “O povo americano tem o direito de saber quem tem acesso ao presidente e que tem alavancagem sobre esta administração”. (Sputnik)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portela vai ser alargada, Alcochete é a escolha final para o novo aeroporto

    Governo segue recomendação da Comissão Técnica Independente, que considerou Alcochete, a par de Vendas Novas, como a solução "mais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema