Sábado, Abril 27, 2024
11.9 C
Lisboa
More

    Estrelas dos Estados Unidos levam o ouro

    Num dos eventos mais mediáticos dos Jogos Olímpicos de Londres, e perante uma plateia recheada de vedetas do desporto e do mundo dos negócios, a selecção norte-americana de basquetebol revalidou ontem o título, derrotando a Espanha na final do torneio masculino, por apertados 107-100.
    Foi o 14º título olímpico na modalidade para os Estados Unidos, conseguido na reedição da final de há quatro anos, em Pequim. Nessa ocasião, a Espanha foi superada por 11 pontos (118-107), mas desta vez a equipa “roja”, também alcunhada de “ÑBA”, equilibrou ainda mais as operações.
    Depois de um primeiro quarto claramente dominado pelos norte-americanos (35-27), Pau Gasol (24 pontos), Navarro (21) e companhia embalaram para uma grande reacção, que mantinha as operações equilibradas ao intervalo (59-58 para os EUA).
    A diferença de um ponto manteve-se após um terceiro quarto intenso, em que a Espanha esteve por várias vezes à frente do marcador. Mas impulsionada por um fortíssimo Durant (30 pontos, melhor marcador da partida), os EUA mantiveram-se na frente por um ponto (83-82), antes de embalarem decisivamente no último período para o resultado final de 107-100.
    Recorde-se que a selecção espanhola suscitou polémica na primeira fase da competição, ao sofrer uma derrota “de conveniência” com o Brasil, que a fez retardar o confronto com os norte-americanos até à final.
    Na atribuição da medalha de bronze, a selecção nacional da Rússia superou a Argentina, por 81-77, impedindo assim a repetição integral do pódio de há quatro anos, quando os argentinos ficaram no terceiro lugar.
    Em femininos, os Estados Unidos confirmaram o seu favoritismo, ao vencer na final a França, no Arena Basketball, por 86-50, com a maior diferença de pontos numa final olímpica, conquistando a quinta medalha de ouro consecutiva e a sétima no total. A diferença de 36 pontos supera a marca de 31 que a ex-União Soviética tinha conseguido frente à Bulgária em Moscovo’1980 (104-73), e os Estados Unidos tinham feito em Los Angeles’1984 diante da Coreia do Sul (96-65).

    Candace Parker foi a melhor cestinha do jogo, com 21 pontos. Do lado francês, Sandrine Gruda e Edwige Lawson-Wade estiveram em destaque, anotando 12 pontos.
    No andebol masculino a França revalidou o título olímpico, após vencer a Suécia por 22-21, na final. Os franceses, que estiveram quase sempre no comando do marcador, e ao intervalo já estavam em vantagem por 10-8, repetem a conquista de há quatro anos, nos Jogos de Pequim, e tornam-se a primeira equipa a conseguir duas medalhas de ouro consecutivas.
    Guigou, com cinco golos, e Narcisse, com quatro, foram os melhores marcadores da equipa francesa, enquanto do lado sueco Ekberg, com seis tentos, foi o melhor marcador da partida e de toda a competição. A medalha de bronze foi para a selecção da Croácia, que na final de consolação bateu a surpreendente Hungria, por claros 33-26.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema