Domingo, Junho 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Erdogan empossado com novos poderes na Turquia e nomeia genro como ministro das Finanças

    O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, nomeou o genro como ministro das Finanças do seu novo governo nesta segunda-feira, horas após ser empossado com amplos poderes no comando de um país que governa há 15 anos.

    A lira, que perdeu quase um quinto de seu valor contra o dólar neste ano, caiu quase 3 por cento, para 4,74 em relação ao dólar, minutos após o anúncio do gabinete.

    Erdogan nomeou o seu genro Berat Albayrak como ministro das Finanças e do Tesouro. Não houve espaço no gabinete para o ex-vice-primeiro-ministro Mehmet Simsek, que era visto como o principal ministro amigável ao mercado no governo anterior.

    A lira tem sido atingida por preocupações a respeito da busca de Erdogan por taxas de juros mais baixas e por comentários em maio de que ele planeava assumir maior controle da economia após as eleições de junho.

    Assumindo a nova Presidência executiva que há tempos buscava estabelecer, Erdogan fez o juramento do cargo mais cedo no Parlamento, antes de discursar para líderes internacionais que estavam no palácio presidencial, em Ancara.

    “Nós, como Turquia e como o povo turco, estamos hoje a fazer um novo começo”, disse o presidente aos dignitários e a milhares de convidados. “Nós estamos a deixar para trás o sistema que no passado custou ao nosso país um grande preço em caos político e económico”.

    Erdogan, de 64 anos, diz que uma Presidência executiva poderosa é vital para conduzir um crescimento económico, garantir segurança após um golpe militar fracassado em 2016 e salvaguardar a Turquia de conflitos em suas fronteiras com Síria e Iraque.

    “Nós estamos embarcando nesta estrada ao usarmos esta oportunidade da melhor forma que podemos para um forte Parlamento, um forte governo e uma forte Turquia”, disse.

    A introdução do novo sistema presidencial marca a maior atualização da governanção desde que a república turca foi fundada sobre as ruínas do Império Otomano há quase um século.

    O posto de primeiro-ministro foi abolido e o presidente agora poderá selecionar o seu próprio gabinete, regular ministérios e remover funcionários públicos, tudo sem aprovação parlamentar.

    Adversários dizem que a ação marca uma guinada ao autoritarismo, acusando Erdogan de corroer as instituições seculares estabelecidas pelo fundador da Turquia moderna, Mustafa Kemal Ataturk, e afastá-las dos valores ocidentais de democracia e liberdade de expressão. (Reuters)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema