Sábado, Abril 27, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Entra hoje em vigor o limite de preço imposto ao petróleo russo

    A aplicação do preço máximo para o petróleo russo acordado pela UE entra em vigor esta segunda-feira para o petróleo bruto e a 5 de fevereiro de 2023 para os produtos refinados.

    Os Vinte Sete, juntamente com o G7 e a Austrália, concordaram em fixar o preço por barril num máximo de 60 dólares – 57 euros.

    Esta medida não agradou à Ucrânia, que queria que o preço fosse limitado a 30 dólares, nem à Rússia, que ameaçou cortar completamente os fornecimentos.

    Segundo o jornal Financial Times, Moscovo preparou uma frota de petroleiros comprados à Venezuela e ao Irão para vender os seus produtos fora dos países que aplicam estas sanções.

    A ativação de um limite coincide com a entrada em vigor de um embargo da UE ao petróleo marítimo russo – vários meses após o embargo já imposto pelos EUA e Canadá.

    A Rússia é o segundo maior exportador mundial de petróleo bruto e sem o limite seria fácil encontrar novos compradores a preços de mercado.

    O mecanismo adotado prevê portanto que apenas o petróleo vendido a um preço igual ou inferior a 60 dólares por barril possa continuar a ser entregue, e que para além desse preço, as empresas sediadas na UE, países do G7 e Austrália serão proibidas de prestar os serviços que permitem o transporte marítimo (comércio, frete, seguros, armadores, etc.).

    Os países do G7 prestam serviços de seguros para 90% das cargas mundiais e a UE é um ator importante no transporte marítimo de mercadorias – daí a sua capacidade de passar este limite à maioria dos clientes da Rússia em todo o mundo, um fator dissuasor credível.

    Bruxelas acredita que, para além de prejudicar a economia russa, este teto vai contribuir para a estabilização dos preços e beneficiar as economias emergentes, mas há muitos analistas dos mercados petrolíferos que temem aquilo a que chamam um “salto no desconhecido”.

    EURONEWS

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema