Domingo, Abril 28, 2024
16.5 C
Lisboa
More

    Empresas mineiras preocupadas com invasão das áreas de exploração

    O responsável falava à imprensa, no âmbito das comemorações do Dia do Mineiro, a assinalar-se a 27 deste mês.

    Segundo informa Angop, apesar desses constrangimentos, referiu ser necessário que as referidas empresas do sector mineiro procedam a localização de mais reservas para a prospecção e aumentarem a sua produção, para consequente crescimento da economia da província.

    Na sua óptica, o estado actual do sector é razoável, pois as empresas conseguem sobreviver, possuem experiência que se reflecte no desenvolvimento económico e garantem receitas fiscais para o país.

    Por outro lado, sublinhou que a exploração de recursos minerais, deve obedecer um conjunto de pressupostos legais e administrativos, com o Estado a assumir o seu papel e salvaguardar a vertente fiscal e ambiental para garantir os desafios que têm na forja.

    A província da Huíla é uma potência mineira, desde o ouro, diamantes e ferro, mas só o granito negro é explorado legalmente, notando uma corrida desenfreada para o garimpo dos restantes nos municípios de Quipungo, Chipindo, Jamba e Cuvango.

    Em 2018, as empresas produtoras de rochas ornamentais na Huíla depositaram na Conta Única do Tesouro 134 milhões, 500 mil, 510 kwanzas e 41 cêntimos, resultante da cobrança de guias de exportação de granito, declaração fiscal e credencial para o transporte de inertes.

    Em relação, a 2017 houve um aumento de 55 milhões, 725 mil e 89 kwanzas arrecadados. No período foram produzidos seis mil e 648 blocos de granito, o que constitui um volume de 41 mil e 868,464 metros cúbicos, contra os seis mil e 394 blocos que correspondia a 36 mil e 168,477 metros cúbicos de 2017.

    As exportações registaram igualmente um aumento no volume de 6 mil e 260,898 metros cúbicos, o que apresenta um crescimento de16,14%.

    A jornada decorre sob o lema, “Recursos minerais um compromisso com o trabalhador mineiro para o desenvolvimento de Angola”.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema