Domingo, Maio 5, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    Destacado contributo do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento

    Cardeal dom Alexandre do Nascimento (Foto: Angop/Arquivo)
    Cardeal dom Alexandre do Nascimento (Foto: Angop/Arquivo)

    O contributo do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, no desenvolvimento e crescimento da Igreja Católica em Angola foi reconhecido hoje, Domingo, em Luanda, pelo presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tome (CEAST), Dom Gabril Mbilingui.

    Dom Gabriel Mbilingui fez o reconhecimento durante uma missa de homenagem que marcou a celebração dos 90 anos de idade de Dom Alexandre do Nascimento, realizado na Igreja da Sé Catedral, em Luanda.

    De acordo com o presidente da CEAST, Dom Alexandre do Nascimento é um homem enviado por Deus e com o seu saber fez com que as igrejas cristãs estivessem mais unidas e que o amor ao próximo prevalecesse no seio dos cristãos.

    “ O cardeal é um exemplo a seguir por muitos jovens que pretendem seguir o curso de teologia; ele é um homem abençoado e que Deus deve lhe conceder ainda muitos anos de vida”, disse.

    A homenagem foi igualmente marcada pela leitura de uma carta enviada pelo Papa Francisco, em que este refere as qualidades de Dom Alexandre do Nascimento como sendo um homem do bem e que leva a palavra do senhor aos diferentes extractos da sociedade.

    Na mensagem, lida pelo núncio apostólico em Angola, Dom Novatus Rugambua, o Papa Francisco adianta que a comemoração dos 90 anos de Dom Alexandre do Nascimento representa o longo Ministério que ele soube exercer com entusiasmo, fidelidade e prudência, para o benefício espiritual dos fiéis.

    Na missiva, o papa Francisco pediu que os fiéis da igreja roguem pelo cardeal ao senhor, que é uma recompensa de pródiga dimensão, através da bênção apostólica concebida com fraterna bênção de alma, pedindo igualmente orações pelo exercício do mundo.

    “Vamos continuar a rezar para que o senhor dê muitos e felizes anos de vida ao cardeal para que ele continue a orar para que a paz permaneça no meio do povo angolano ”, refere a carta.

    Já o arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Viera Dias disse ser importante que todo o ser humano pratique boas acções para ter uma vida cheia de paz e glórias.

    Acrescentou que o homenageado é um homem de fé e que sempre lutou para que a igreja católica contribuísse para o alcance da paz e desenvolvimento do país.

    Por sua vez, Dom Alexandre do Nascimento agradeceu a homenagem feita pela Igreja Católica pela comemoração dos seus 90 anos, tendo salientado que continuará a servir a Deus para o bem-estar dos angolanos.

    “É uma alegria muito grande eu estar aqui a completar os meus 90 anos, mas isso tudo é graças a minha forma de servir a Deus e apoiar todas aquelas pessoas que sempre estiveram comigo”, referiu.

    Nascido em 1925 na província de Malanje, Dom Alexandre do Nascimento estudou filosofia e teologia na Universidade Gregoriana em Roma de 1948 a 1953, tendo-se licenciado em direito civil pela Universidade de Lisboa, em 1965 a 1970.

    A missa de homenagem foi presenciada pelo Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, a secretaria geral da OMA , Luzia Inglês, titulares de cargos ministeriais, secretários de Estado, deputados, entre outras individualidades. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente Joe Biden propõe nova embaixadora para Angola

    O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou a sua intenção de nomear Abigail L. Dressel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema