Terça-feira, Abril 30, 2024
13.8 C
Lisboa
More

    Cunene: Enaltecida realização do FESTMUC

    Os administradores comunais de Evale, Oshimo e Mongua, do município do Cuanhama, província do Cunene, enalteceram, segunda-feira, na cidade de Ondjiva, a realização da II edição do Festival Municipal da Cultura no Cuanhama (FESTMUC), por ser um meio de resgate dos valores culturais da região.

    Em declarações à Angop, à margem do encerramento da II edição do FESTMUC, promovido pela Administração Municipal do Cuanhama, os responsáveis consideraram importante o encontro, por ter servido para divulgação e preservação dos hábitos e costumes do povo Cuanhama.

    A administradora da comuna do Evale, Eufémia Hambeleleni, disse que o FESTMUC simboliza o resgate dos hábitos culturais, que nos últimos tempos tendem em desaparecer.

    Por esse motivo, acrescentou, a administração local entendeu ser necessário realizar esse festival para despertar o interesse das pessoas para a contínua valorização da identidade cultural dos povos da região.

    “É importante divulgar e preservar a cultura do município, porque um povo sem cultura é um povo sem identidade. Daí a preocupação em trabalhar de forma séria para o resgate e preservação destes hábitos e costumes”, frisou.

    Já o administrador da comuna de Oshimolo, Ilídio Shiepo, destacou a troca de experiência cultural proporcionada pelo encontro.

    Sugeriu a criação de um banco de dados, para catalogar as obras exibidas no encontro por artistas ou grupos culturais, para serem preservadas e dar a conhecer às gerações vindouras.

    Por sua vez, o administrador da comuna da Môngua, Nicolau Mwesipewa, sublinhou que o evento serviu para resgatar os valores morais, cívicos e culturais, perdidos ao longo dos tempos, devido o conflito armado.

    “Essa actividade vem se juntar às acções que outras instituições da província, em particular, e do país, em geral, têm promovido com objectivo de preservar e fortalecer o acervo cultural da população angolana”, argumentou.

    O evento, que durou dois dias, contou com a participação de 15 grupos de dança tradicional, bandas musicais, além artesões, escultores, entre outros artistas das comunas Môngua, Evale, Oshimulo Nehone e Ondjiva. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema