Terça-feira, Maio 14, 2024
15.4 C
Lisboa
More

    Cunene: Centro de Oifidi dispõem de 70 vagas para cursos profissionais

    Setenta vagas estão disponíveis no Centro Integrado de Formação Profissional de Oifide, há oito quilómetros de Ondjiva, capital da província do Cunene.

    De acordo com o director do referido centro, afecto ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, João Alberto, neste momento decorre o processo de matrículas dos alunos que pretendem ingressar nos cursos de informática, decoração, contabilidade e gestão, frio, electricidade e mecânico auto.

    João Alberto fez saber que durante o presente ano foi extinta as especialidades de alvenaria, carpintaria e serralharia, em função da fraca adesão de alunos nestas especialidades é como alternativas optou-se pelos cursos de maior aderência como decoração, frio e mecânico auto.

    Segundo informou o grande obstáculo que concorre para a fraca adesão, é a falta de transporte para os formandos, uma vez que a instituição está localizada numa zona rural que dista oito quilómetros do centro urbano.

    Entretanto, realçou a necessidade das famílias mobilizarem-se em torno da capacitação dos filhos para que nas próximas acções formativas haja maior adesão de candidatos, lembrando que hoje em dia a formação habilita todo cidadão ao mercado de trabalho e auto emprego.

    “Há necessidade dos jovens, adolescentes e adultos saberem consentir sacrifícios e serem responsáveis e auto valorizarem-se para que não sofram a exclusão social no seio da sociedade, sendo que são o futuro do amanhã “sustentou.

    o director considerou que o centro tem estado a contribuir para ocupação dos tempos livres dos jovens e consequentemente a redução dos índices de desemprego e delinquência.

    Em funcionamento desde 2011, o único Centro Integrado de Emprego e Formação Profissional, na província do Cunene, tem capacidade para 480 formandos, na qual em 2015 o centro formou 240 jovens.

    O INEFOP tem como missão desenvolver as capacidades de artes e ofícios de primeiro nível aos jovens desempregados, de acordo com as condições e a realidade da província. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portela vai ser alargada, Alcochete é a escolha final para o novo aeroporto

    Governo segue recomendação da Comissão Técnica Independente, que considerou Alcochete, a par de Vendas Novas, como a solução "mais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema