Domingo, Junho 16, 2024
15.7 C
Lisboa
More

    Cuanza Sul: Governador enaltece relações entre Angola e Cuba

    O governador provincial do Cuanza Sul, Eusébio de Brito Teixeira ,enalteceu hoje, Sábado, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, as relações entre Angola e Cuba nos domínios da Educação, Saúde e militar, durante a luta de libertação nacional e do conflito armado.

    O governador fez esse pronunciamento, durante cerimónia de despedida da embaixadora cubana em Angola, Gizela Radiela, referindo não exisitir fronteiras entre os dois povos, tendo em conta as relações de amizade e cooperação mantidas entre as nações nos mais váriados dominios.

    No quadro desta relação, o govenante destacou o papel que este país da América exerceu, na província do Cuanza Sul, durante a batalha do Ebo, onde morreram muitos combatentes de ambas as partes e em 1984.

    “Cuba exerceu m grande papel quando houve um ataque a cidade do Sumbe. Se se não fosse os cubanos naquela altura as forças inimigas teriam ocupado a cidade por algumas horas. Derramaram o seu sangue, dai que, nós devemos reconhecer todo esse mérito que eles conquistaram com seu saber a sua entrega em prol da defesa do povo angolano”, enalteceu o governante.

    Ao intervir neste acto, a embaixadora, Gizela Radiela, disse que saí de Angola com dever cumprido, considerando ser um país irmão de Cuba, e que agora está a jogar um papel importante na recuperação e reconstrução das suas principais infra-estruturas,com destaque nos domínios da Saúde e da Educação, sectores que apoiam há muitos anos.

    “A província do Cuanza Sul tem uma marca histórica para o povo cubano, por isso, escolhemos para albergar a cerimónia da minha despedida. Foi aqui onde muitos companheiros tiveram um papel importante durante a luta de libertação nacional , onde tombaram muitos combatentes e mesmo chefes de alta patente militar, que na devida altura estavam ajudar Angola no alcance da independência nacional”, referiu.

    Acrescentou que, Angola deve continuar a trabalhar para o desenvolvimento sócio económico e para o bem –estar das populações, construindo novas cidades, infra-estruturas, escolas, hospitais, estradas e pontes, caminhando rumo ao desenvolvimento.

    Participaram na cerimónia, generais do exercito, membros do governo , comunidade cubana residente na província e sociedade civil.

    A província do Cuanza Sul controla mais de 150 cubanos, que estão distribuídos nos ramos da saúde, educação e construção civil. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O que mulheres da Antiguidade pensavam sobre sexo: ‘Deveriam se livrar da vergonha junto com as roupas’

    O poeta grego Semônides de Amorgos dizia, no século 7 a.C., que existem 10 principais tipos de mulheres. Para ele,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema