Quinta-feira, Maio 30, 2024
18 C
Lisboa
More

    Cuanza Norte: Descarga eléctrica mata mulher no município da Banga

    Descargas elétricas provocadas por raios (atribunamt.com.br)
    Descargas elétricas provocadas por raios (atribunamt.com.br)

    Uma mulher de 40 anos de idade morreu sexta-feira na aldeia de Caculo Cahuí, município da Banga, província do Cuanza Norte, após ter sido atingida por descarga eléctrica, soube neste domingo a Angop de fonte policial.

    Segundo o porta-voz do Comando Municipal da Policia Nacional (PN), António Capita Neto, a malograda, de nome Esperança Pedro Mateus, foi mortalmente atingida a 20 metros da sua casa quando regressava das lavras, numa altura em que chovia.

    A falecida deixa oito filhos, entre eles seis menores, dos quais cinco do sexo feminino.

    O porta-voz da Policia Nacional no município sugeriu a tomada de medidas com a instalação de para-raios nas áreas residenciais da municipalidade, para minimizar as consequências de tais ocorrências.

    António Capita Neto fez lembrar que em princípios deste mês, na localidade de Canzo, comuna da Aldeia-Nova, uma família saiu ilesa quando a sua casa foi atingida por uma descarga eléctrica.

    Outro caso recente relatado no Cuanza Norte ocorreu a 4 de Novembro corrente, na vila de Samba-Cajú, sede do município com o mesmo nome, tendo vitimado, mortalmente, um jovem de 18 anos, quando este regressava da escola.

    Em 2013, em Camabatela, sede do município de Ambaca, as descargas eléctricas mataram um agente da polícia nacional, enquanto na comuna do Luinga o fenómeno provocara a morte de uma mulher e o ferimento de cinco pessoas.

    Já em Setembro de 2012, na comuna do Tango, no mesmo município, o fenómeno provocara duas mortes, ferindo uma pessoa.

    Para inverter o quadro, a Administração Municipal de Ambaca iniciou, em Novembro de 2013, a implementação de um projecto de instalação de para-raios em diferentes pontos da região.

    A província do Cuanza Norte é propensa às descargas eléctricas, sobretudo no tempo chuvoso, o que tem provocado também danos materiais.

    O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, na província, tem sugerido às diferentes instituições a instalação de sistemas de para-raios, para a salvaguarda de vidas humanas e de bens materiais. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A voz da África precisa de ser ouvida, afirmou o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

    O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, disse que o mundo está a mudar e que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema