Domingo, Abril 28, 2024
10.2 C
Lisboa
More

    Crédito ao sector privado afunda 65% para 8 mil milhões USD em 10 anos

    Ciclo recessivo, menor actividade económica e dificuldades administrativas impostas às importações causam queda abrupta da concessão de crédito ao sector. Sectores mais financiados não são do sector primário da economia

    Apesar do valor nominal do crédito atribuído em Kwanzas ter aumentado bastante nos últimos dez anos, de quase 2,2 biliões (no final de 2011) para 4,8 biliões em Setembro de 2021, a conversão destes indicadores estatísticos para dólares norte-americanos demonstra uma imagem mais fiel à realidade do País, sobretudo depois da crise do petróleo e da forte desvalorização da moeda nacional.

    Em 2011, os referidos 2,2 biliões Kz valiam 22,6 mil milhões USD mas, quase uma década depois, apesar de mais do que duplicar para 4,8 biliões Kz, estes representam apenas 8 mil milhões USD, cálculos do Expansão com base nos dados publicados, no dia 25 de Outubro, pelo Banco Nacional de Angola (BNA) no relatório sobre “Créditos por Sectores de Actividade”.

    As consequências para uma economia que ainda depende, em larga medida, de importações são profundas: menos disponibilidade de produtos no mercado interno, menor concorrência e menos capacidade das empresas e famílias investirem em novos projectos.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema