Domingo, Junho 16, 2024
22.2 C
Lisboa
More

    CPLP apoia candidatura de Mbanza Congo a património mundial

    A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decidiram apoiar a candidatura do Centro Histórico de Mbanza Congo a Património Mundial na votação do Comité do Património Mundial da UNESCO, que terá lugar de 2 a 12 de Julho de 2017, em Cracóvia, na Polónia.

    A Decisão foi tomada pelos ministros da cultura da CPLP reunidos, em Salvador, através de uma resolução ao reconhecerem que o desafio assumido pelo Estado Angolano de inscrever Mbanza Congo na lista do Património Mundial da UNESCO enaltece a comunidade dos países de Língua portuguesa.

    A reunião acolheu igualmente a proposta de Angola da promoção no espaço comum da cultura de paz, como via para construção de sociedades harmónicas á luz da realidade angolana que viveu um longo conflito armado e que há 15 anos em paz promove a reconciliação dos angolanos.

    Angola participou na reunião que encerrou este sábado (6), na capital da Bahia com uma delegação chefiada pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, que durante os trabalhos da décima reunião dos ministros da cultura da CPLP destacou os esforços do Executivo angolano na promoção da cultura.

    “A nossa visão é a valorização da cultura junto das comunidades, trabalhando com elas”, destacou a ministra Carolina Cerqueira.

    Neste sector disse contar com a experiência brasileira para uma maior divulgação e afirmação a nível do teatro em Angola, contando desde já com as iniciativas que advirão no quadro do programa executivo de cooperação com o ministério brasileiro da Cultura.

    “A cultura abre as portas de fraternidade, amizade e da solidariedade entre os países”, acrescentou.

    A décima reunião dos ministros da cultura da CPLP, que decorreu sob o lema “Políticas culturais, indústrias criativas”, adoptou ainda um conjunto de medidas tendentes a imprimir uma nova dinâmica na materialização dos projectos adoptados, evitando-se os incumprimentos.

    Nessa linha a presidência do Brasil, que vai até o próximo ano priorizou a materialização de algumas acções consideradas factíveis como a realização do festival de teatro da CPLP (Festelip), a feira do livro da CPLP, a criação de uma entidade que cuide do património da CPLP e a realização de acções, em Salvador, como capital da Cultura da comunidade no ano de 2017.

    Sobre este último aspecto pronunciou-se o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, que enalteceu o facto de Angola através do seu Centro Cultural na Bahia contribuir para a concretização de tal desiderato com eventos periódicos na casa, que já está no roteiro turístico de Salvador como um lugar de referência.

    A contribuição de Angola para a materialização da definição de Salvador como capital da Cultura da CPLP vai realizar-se igualmente através do programa de mobilidade de agentes culturais e de intercâmbio de conhecimento entre os fazedores de cultura de Angola e o Brasil, como artistas, compositores, pesquisadores e gestores, de acordo com o embaixador angolano. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema