Segunda-feira, Junho 3, 2024
25.9 C
Lisboa
More

    Cooperação entre Angola e Congo exige compromissos fortes

    Ciprier Sylvestre Mamina - Secretário Geral do M.N.E (Foto: Francisco Miudo)
    Ciprier Sylvestre Mamina – Secretário Geral do M.N.E (Foto: Francisco Miudo)

    A cooperação entre as repúblicas de Angola e do Congo poderá beneficiar ainda mais do actual momento de excelente relacionamento político ao mais alto nível, porém exige compromissos fortes que criem uma atmosfera que potencie o relacionamento institucional e privado de ambos os países.

    Esta afirmação é do embaixador Joaquim do Espírito Santo, director para África e Médio Oriente, quando falava na abertura da reunião de peritos que visa preparar a VII comissão Mista Bilateral Angola/Congo.

    Joaquim do Espírito Santo disse ainda que Angola e Congo precisam de consolidar, cada vez mais, as suas relações e construir uma parceria sólida, que aproxima ainda mais os seus povos e interesses comuns.

    Acrescentou que é gratificante notar que os laços de cordialidade e de solidariedade, que caracterizam as relações entre os angolanos e congoleses, continuam a existir e têm sido reforçados, graças as interacções de alto nível entre os dois países.

    “Não há dúvidas que nesta última década, Angola e Congo conheceram altos níveis de crescimento económico, desenvolvimento humano e estabilidade política”, disse.

    Acrescentou que, apesar dos desafios de curto prazo que permanecem, os desafios económicos e as perspectivas de médio prazo são boas.

    Referiu que o governo angolano continua a trilhar o caminho para a concretização de grandes desafios que visam a consolidação da paz, reforço da democracia, preservação da unidade nacional, promoção do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos angolanos.

    Salientou ainda que as relações entre os dois povos estão alicerçadas na longa história dos africanos, consubstanciada na independência política e afirmação económica no contexto das nações.

    “Hoje os dois países vivem num contexto diferente, uma fase dinâmica e importante da sua historia, em que todos os esforços concorrem para o desenvolvimento económico e social, com vista a criação das condições para o bem-estar das populações”, disse.

    Por sua vez, o secretário-geral do ministério dos Negócios Estrangeiros do Congo, Ciprier Sylvestre Mamina, referiu que os dois países partilham uma longa história com ambições de desenvolvimento integrado.

    Realçou ainda o papel dos estadistas angolanos e congolês, no domínio da defesa, para a manutenção da paz e segurança no continente africano.

    Os peritos, que reúnem-se até sexta-feira, preparam o encontro ministerial que vai decorrer no sábado, para fazer uma revisão das distintas áreas de cooperação.

    O mesmo tem como objectivo aproximar os dois povos e contribuir para promover e harmonizar os seus interesses, tanto no plano bilateral, regional e internacional.

    Tem também o condão de reafirmar o compromisso das partes de trabalhar continuamente na consolidação e preservação da paz, amizade, fraternidade, política de boa vizinhança e de resolução pacífica do diferendos. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O que está por trás da onda de sequestros na Nigéria?

    A prática dos sequestros na Nigéria evoluiu a tal ponto que passou a ser considerada uma grave ameaça à...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema