Terça-feira, Maio 28, 2024
26.1 C
Lisboa
More

    Cientistas descobrem arma para combater o paludismo

    Cientistas da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, em colaboração com colegas suíços, estão perto de um grande avanço na luta contra a malária, afirmou na sexta-feira a ministra da Ciência e Tecnologia da África do Sul.
    Naledi Pandor anunciou a descoberta de um novo composto para curar e contribuir para a erradicação da malária.
    “Tenho o prazer de anunciar a descoberta de um composto que vai ser o primeiro candidato clínico pesquisado em solo africano, como parte dos esforços da indústria farmacêutica moderna no seu programa de descoberta de drogas para combater a malária”, disse Naledi Pandor.
    O composto recentemente criado, não só tem potencial para se tornar parte da dose única contra todos os tipos de malária, mas também ser capaz de bloquear a transmissão do parasita entre pessoas.
    A pesquisa envolveu a colaboração da instituição Medicines for Malaria Venture, com sede na Suíça, e o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da Universidade de Cidade do Cabo.
    Na base dos resultados iniciais, o composto foi seleccionado para posterior desenvolvimento. “A molécula do composto é nova, potente e tem capacidade para ter um impacto significativo no controlo global da malária e na sua erradicação”, disse Naledi Pandor.
    O Departamento de Ciência e Tecnologia da África do Sul investiu 25 milhões de rands, moeda sul-africana, no programa para pesquisa de medicamentos e nos esforços da UCT.

    “Esta é uma demonstração poderosa do que pode ser realizado quando os pesquisadores se unem em prol do bem maior da humanidade”, disse a ministra sul-africana. “A descoberta que anunciamos hoje (sexta-feira) é uma vitória significativa na batalha para aliviar o peso da doença em África.
    “Claramente, a guerra contra a malária ainda não está ganha, mas estou animado com o papel que os nossos excelentes cientistas tiveram em encontrar uma cura a partir da dose única, com potencial para sarar a malária e, possivelmente, prevenir a sua transmissão”, disse a ministra da África do Sul.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Quem compete com o Brasil pela liderança do ‘Sul Global’?

    Uma oportunidade para brilhar. É assim que diversos meios de comunicação e analistas internacionais enxergam o período atual da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema