Sexta-feira, Maio 3, 2024
19 C
Lisboa
More

    China acusa UE de “protecionismo”

    “Preocupada e insatisfeita” – assim está a China com a notícia de que a União Europeia vai lançar uma investigação sobre os subsídios concedidos pelo Estado aos fabricantes chineses de automóveis eléctricos.

    A investigação foi anunciada pela presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, durante o discurso sobre o Estado da União no Parlamento Europeu, esta quarta-feira.

    A Câmara de Comércio sino-europeia pede reflexão. Os representantes das empresas da Europa que operam na China pedem à Comissão para não recorrer a “instrumentos comerciais unilaterais”.

    Bruxelas diz que os preços dos veículos eléctricos chineses na UE são “artificialmente baixos”, mas Pequim diz que o inquérito representa uma manobra de “protecionismo flagrante” que vai “distorcer e perturbar” a cadeia global de fornecimento automóvel, mesmo dentro do bloco europeu.

    O investimento chinês na Europa foi uma das questões discutidas na reunião entre Von der Leyen e o primeiro-ministro da China na recente cimeira do G20. Bruxelas tenta encontrar um equilíbrio entre a promoção do comércio com a China que não prejudique os produtores europeus.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema