Quinta-feira, Maio 30, 2024
18 C
Lisboa
More

    CEN diz que estão criadas condições para as eleições em São Tomé e Príncipe

    (D.R)
    (D.R)

    A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) são-tomense anunciou hoje que vai comunicar “brevemente” ao Presidente da República que estão criadas as condições para a realização das eleições, o que permitirá ao chefe de Estado marcar a data do escrutínio.

    “Muito brevemente faremos isso. Já estamos na fase final dos nossos trabalhos”, disse aos jornalistas o porta-voz da CEN, José Bouças de Oliveira.

    Dois meses depois de iniciado o processo de recenseamento eleitoral, uma equipa da Comissão Eleitoral Nacional está ainda a efetuar nos serviços do Registo e Notariado de São Tomé e Príncipe “uma busca” para eliminar dos cadernos eleitorais do último recenseamento os nomes de pessoas que morreram.

    “As últimas eleições já acontecerem há algum tempo, temos informações de pessoas que já faleceram, por isso neste momento está uma equipa nos serviços de registo para fazermos uma busca sobre todos esses dados, só depois teremos o número exato de eleitores em São Tomé e Príncipe”, explicou o porta-voz da CEN.

    A previsão da comissão eleitoral são-tomense é que o número de eleitores em São Tomé e Príncipe aumente em mais de dez mil.

    “Nós tínhamos uma previsão de inscrição de cerca de nove mil novos eleitores, podemos dizer que nós estamos perto de atingir esta meta, mas ainda não posso avançar com exatidão porque temos que, agora terminada a etapa de inscrição, fazer a triagem”, explicou José Bouças de Oliveira.

    O número total de eleitores são-tomenses poderá passar dos atuais 80 mil para 90 mil, segundo a mesma fonte. O processo de recenseamento prossegue nos próximos dias com a fixação pública dos cadernos eleitorais para verificação e reclamação, um processo que, de acordo com a lei, deverá durar 45 dias.

    Nas últimas eleições, em 2010, as eleições autárquicas e regional aconteceram em simultâneo e as legislativas realizaram-se uma semana depois. (panapress.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A voz da África precisa de ser ouvida, afirmou o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

    O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, disse que o mundo está a mudar e que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema