Terça-feira, Abril 30, 2024
17 C
Lisboa
More

    Bombeiros registam acima de 300 ocorrências em Benguela

    Trezentas e cinquenta e quatro ocorrências diversas foram registadas pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, de 1 de Janeiro a 19 de Novembro de 2022, na província de Benguela, soube esta quarta-feira a ANGOP.

    Essas ocorrências resultaram em prejuízos calculados em 47 milhões, 360 mil e 900 kwanzas, soube a ANGOP, esta quarta-feira.

    O anúncio foi feito pelo comandante provincial do SPCB, comissário Bombeiro Jacob Alfredo, quando discursava no acto alusivo ao Dia Nacional do Bombeiro, que se comemora a 30 de Novembro.

    Falando em representação do delegado provincial do Ministério do Interior, Aristófanes dos Santos, o comissário Bombeiro destacou, entre as ocorrências, 39 incêndios que resultaram em doze mortes, na sua maioria causados por curto circuito.

    Referindo-se a futuros investimentos da corporação, disse estarem previstas formações contínuas do efectivo, tanto específicas como académicas, com vista a potenciá-los com conhecimentos mais actualizados

    Está também para breve a abertura de um Destacamento de Prevenção e Socorro da Sinistralidade Rodoviária, localizado na Estrada Nacional 250, nas imediações do Alto Pundo, no município do Bocóio.

    “Comemoramos a efeméride numa altura em que o órgão se debate com grandes dificuldades de meios técnicos, mas a vontade de melhor servir a população, salvando vidas, prevenindo incêndios e acidentes, motiva-nos a trabalhar”, considerou.

    Para melhor cumprimento da sua missão, Jacob Alfredo expressou a vontade de ver os quartéis apetrechados com meios de intervenção de incêndios e de socorro recuperados.

    “Temos consciência do muito que ainda há por se fazer, por isso, incentivamos os nossos homens as boas práticas de gestão”, realçou.

    Entretanto, aquele oficial superior afirmou que foram recuperados alguns meios que se encontravam inoperantes, com destque para o barco de extinsão de incêndios “Comandante Silva”, quatro viaturas afectas ao projecto Praias Seguras de Angola (PSA) e a recepção de uma ambulância atribuida pelo órgão central.

    Destacou ainda a participação activa de bombeiros em actos políticos, aquando da realização das eleições gerais de 24 de Agosto de 2022.

    Aproveitou para apelar a população no sentido de colaborar com o efectivo nas várias missões, principalmente nas zonas balneares.

    Na ocasião, fez-se um simulacro de salvamento em altura, onde a vítima estava encarcerada, num espaço quase a ser atingido pelo fogo, com o uso do camião contra incêndios, escadas, cordas e coletes de segurança.

    Foram ainda patenteados alguns efectivos aos graus de superintendente bombeiro chefe, inspector bombeiro chefe, segundo e terceiro bombeiro chefe e agentes bombeiros de segunda e terceira classe.

    Na província de Benguela, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros conta com 900 efectivos.

    O SPCB celebra o seu Dia Nacional a 30 de Novembro desde 1981.

    ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Greve na administração pública com impactos na economia e na política

    Apesar de não exisitirem dados sobre os impactos da greve dos funcionários públicos na economia de Angola, economistas advertem...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema