Terça-feira, Abril 30, 2024
13.8 C
Lisboa
More

    Bento XVI pede perdão a vítimas de abusos e nega ter protegido padres

    O papa emérito Bento XVI pediu perdão, esta terça-feira, pela violência sexual cometida pelo clero, mas negou ter encoberto padres que cometiam abusos ao tempo em que era arcebispo de Munique.

    Numa carta divulgada pelo Vaticano, três semanas após a publicação de um relatório independente na Alemanha que acusou Bento XVI de inação diante dos abusos cometidos no arcebispado de Munique, o papa emérito afirma que nunca deu cobertura às agressões.

    “Só posso expressar a todas as vítimas de abusos sexuais a minha profunda vergonha, a minha grande dor e meu sincero pedido de perdão”, escreveu o papa emérito.

    “Em todos os meus encontros com vítimas de abusos sexuais de padres (…) percebi nos seus olhos as consequências de uma grande culpa e aprendi a entender que nós mesmos somos vítimas desta grande culpa quando a negligenciamos ou quando não a enfrentamos com a decisão e responsabilidade necessárias, como já aconteceu e acontece muitas vezes”, afirmou na carta.

    “Maior é minha dor pelos abusos e erros que aconteceram durante a minha missão nos respetivos lugares”, acrescenta o cardeal Joseph Ratzinger, que foi arcebispo de Munique de 1977 a 1982, e papa de 2005 a 2013.

    O relatório publicado na Alemanha sobre os abusos sexuais contra menores de idade no arcebispado de Munique e Freising critica o então cardeal Ratzinger, que teria sido informado sobre as agressões cometidas por um padre, Peter Hullermann.

    Num documento também divulgado nesta terça-feira pelo Vaticano, conselheiros do papa emérito rebateram as acusações apresentadas no relatório alemão, que analisaram de forma detalhada.

    “Quando foi arcebispo, o cardeal Ratzinger não esteve envolvido em tentativas de dissimular abusos”, afirmam os quatro conselheiros, antes de destacar que o relatório tem informações “inexatas”.

    Na carta, em que se condessa “consternado”, Ratzinger também agradece ao sucessor, o papa Francisco. “Pela confiança, apoio e orações que expressou pessoalmente”, disse.

    Publicidade

    spot_img
    FonteJN

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema