Sábado, Maio 4, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Autoridades de Moçambique acusam Renamo de aterrorizar Inhambane

    (REUTERS)
    (REUTERS)

    O governo moçambicano acusou hoje a Renamo, primeira força da oposição, de querer dividir o país e de recrutar jovens nesse sentido. O ministério da defesa acusou homens armados da perdiz de aterrorizarem a população de Homoníne, província meridional de Inhambane.

    Orfeu Lisboa, correspondente da RFI em Maputo, dá-nos conta do êxodo inédito de populações na província de Inhambane na sequência de alegados confrontos entre homens armados e o exército moçambicano.

    Cristóvão Chume, director nacional de política de defesa e segurança no ministério moçambicano da defesa, reiterou a existência de alegados ataques da Renamo na província de Inhambane que teriam colocado em fuga as populações.

    Os ataques registados no centro e norte de Moçambique, feudos da Renamo, nos últimos meses têm provocado a deslocação de populações e teriam, agora, alastrado ao sul do país.

    E isto com as autoridades nacionais a revelarem hoje a existência de casos de fome na Gorongosa, nomeadamente, área da província central de Sofala onde se encontrava a base do movimento da perdiz onde se acantonara o líder desse partido, Afonso Dlhakama, em parte incerta desde Outubro passado. (rfi.fr)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema