Terça-feira, Maio 14, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    António Paulino canta sabedoria popular

    António Paulino apresenta amanhã, a partir das 8h00, na Praça da Independência, e domingo à mesma hora, no Belas Shopping, em Luanda, o seu terceiro trabalho discográfico, “Hima”, termo kimbundu que em português significa “macaco”.
    Em declarações ao Jornal de Angola, António Paulino disse ontem que o álbum é composto por dez temas cantados em kimbundu.
    O autor do sucesso “Ponta pé” explicou que o disco é totalmente acústico e foi produzido em Luanda, nos estúdios do músico Alcas Fernandes, Woofer Aúdio, e misturado em Lisboa. “São temas actuais e muitas pessoas vão rever-se nas estórias contadas, porque procuro valorizar as nossas tradições. Agradeço também aos meus colegas de trabalho, que muito têm feito para a valorização e preservação da cultura angolana”, destacou.
    Aos 59 anos, o músico realçou que teve algumas dificuldades em escolher os temas para o disco, tendo em conta as várias letras compostas. O CD inclui temas que privilegiam a sabedoria popular, os costumes e provérbios nacionais, com particular destaque para as tradições das províncias de Malange, Bengo e Luanda.
    “Taku Dya Mbumda”, “Dikalu Diami”, “Makamba Mami”, “Velha Cândida”, “Tenho pena daquela mulher” e “Hima”, que dá título ao disco, são alguns dos temas promocionais que têm passado na rádio. “A crítica recebeu bem este trabalho”, salienta o músico. O disco conta com a participação de músicos como Romão, Alton Ventura, Habana Maior, Miqueias, Alex e Tony Samba, Zé Mansini, Miguel Gonçalves, Correia Miguel, Pitho, Charles Mbuia, Zé Luís e Hugo.
    A canção “Hima” foi composta na década de 80, por Domingos Fortunato, durante uma digressão que realizou pela Europa com os Jovens do Prenda. “Na altura, não o interpretei porque o seu repertório já tinha muitos temas prontos para os seus discos. Agora é o momento oportuno para o fazer, uma vez que ponho um novo trabalho no mercado. É também uma forma de o homenagear”, explicou.
    O tema “é um conto popular do Caxito sobre o perigo de morte que as crianças da aldeia corriam, quando apareciam macacos com a cauda acesa à noite”. Paulino António Domingos nasceu em Malange, comuna do Quela, a 7 de Abril de 1954. Iniciou a sua carreira em 1971, quando foi convidado a participar numa das edições dos “Kutonocas”, onde gravou também o seu primeiro single, que incluía os temas “Joana” e “Balabina”. O seu grande sucesso, “Gi Henda dia Mamã” (“saudades da mamã”), um tema em que o compositor lamenta, de forma melancólica, a morte inesperada da sua mãe, surge em 1973, com o conjunto Jovens do Prenda. O músico também passou, na década de 70, pelos Kiezos”, com os quais actuou durante mais de dez anos.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema