Domingo, Abril 28, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    Angola suspende prospecção de recursos minerais na RCA e Venezuela

    A República de Angola suspendeu os trabalhos de prospecção e exploração de recursos mineiras na República Centro Africana (RCA) e na Venezuela, para priorizar o fomento da indústria diamantífera no país e atrair mais investidores do sector.

    A informação foi avançada hoje, terça-feira, em Saurimo, pelo Presidente do Conselho de Administração da Endiama EP, Ganga Júnior, quando falava à imprensa à margem da visita de trabalho à Sociedade Mineira de Catoca, efectuada pelo ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino de Azevedo.

    “Nós temos ainda, com o Governo da RCA, um contrato para prospecção e exploração de diamantes e outros recursos minerais, suspendemos porque achamos que neste momento não temos condições para desenvolvermos vários projectos, porque temos outros assuntos por priorizar em Angola”, explicou o gestor, salientando que a pretensão do Governo é alargar a base de arrecadação de receitas

    Ganaga Junior , para alargar a base de arrecadação de receitas.

    Quanto ao contrato com a Venezuela, cujo objectivo é de explorar essencialmente ouro e diamante, Ganga Júnior disse que neste momento está em fase de reavaliação.

    O responsável disse que as empresas mineiras no País, maior parte delas vivem dificuldades, têm problemas de rentabilidade e organização, daí a estratégia em concentrar o esforço cá em Angola, porque possui campo suficiente por explorar e posteriormente desenvolver outras actividades no exterior.

    A Sociedade Mineira de Catoca é a maior empresa de exploração e produção de diamantes em Angola. A exploração do kimberlito de Catoca teve início a 11 de Fevereiro de 1997 com o tempo de vida inicialmente previsto para 40 anos, uma exploração que vai até a profundidade de 600 metros. A Chaminé ocupa uma área de 64 hectares.

    A exploração é feita a céu aberto, utilizando o sistema de mineração com escavação por avanços e transporte rodoviário. Catoca é o maior projecto diamantífero de Angola, sendo responsável pela extracção de mais de 75% dos diamantes angolanos.

    Além do Kimberlito de Catoca, que explora na Lunda Sul, a empresa tem participação maioritária em concessões como a do Luemba, Gango, Quitúbia, Luangue, Vulege e Tcháfua. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema