Terça-feira, Maio 14, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Angola regista mais de dois mil suicídios em cinco anos

    Dois mil e quinhentos casos de suicídios foram registados no país nos últimos 5 anos, segundo dados do Serviço de Investigação Criminal (SIC), divulgados nesta segunda-feira, em Luanda.

    Por cada um suicídio existem 10 tentativas em diferentes faixas etárias.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio ocorre ao longo de toda a vida e é a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15-29 anos em todo o mundo.

    A coordenadora do Programa de Saúde Mental e Abuso de Substância, Massoxi Vigário, que falava durante a roda de conversa andante sobre a problemática do suicídio em Angola, apontou a depressão, os transtornos bipolar, personalidade, associado a abuso de álcool, esquizofrenia e outras drogas como principais factores de risco.

    Massoxi Vigário destacou os laços sociais saudáveis, bom suporte familiar, Religiosidade (independentemente da afiliação religiosa) com valorização à vida, ausência de doença mental e conviver com crianças em casa como factores de protecção contra os suicídios.

    A responsável esclareceu que se deve estar atento com os aspectos psicológicos em pessoas que passaram por perdas recentes que apresentam pouca resiliência, personalidade impulsiva, humor instável ou agressividade, ser vítima de abuso físico ou sexual, vivenciar desesperança e desamparo.

    A representante da OMS, Maria Quaresma, reconhece o suicídio como uma prioridade de saúde pública e do Programa de Acção para os Desníveis de Saúde Mental lançado em 2008.

    Informou que no plano de acção da OMS para a saúde mental 2013-2020, os Estados Membros comprometeram-se em trabalhar para reduzir em dez por cento a taxa de suicídios.

    Segundo dados da OMS, todos os anos, 800 mil pessoas suicidam-se. Cada suicídio é uma tragédia que afecta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros nas pessoas que ficam para trás.

    A Roda de Conversa Andante será realizada em várias escolas de Luanda, semanalmente, e por todas as províncias do país. É organizada pelo Ministério da Saúde, através do Programa de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, em parceria com a Direcção Nacional da Acção Social e Escolar do Ministério da Educação e a OMS.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portela vai ser alargada, Alcochete é a escolha final para o novo aeroporto

    Governo segue recomendação da Comissão Técnica Independente, que considerou Alcochete, a par de Vendas Novas, como a solução "mais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema