Domingo, Abril 28, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    África do Sul: Mandela continua em estado grave, mas estável (presidência)

    (Foto: Reuters)
    (Foto: Reuters)

    Joanesburgo – Nelson Mandela, que entra em sua terceira semana de hospitalização em Pretória para tratar uma infecção pulmonar, ainda está em estado “grave”, mas “estável”, anunciou a presidência.

    O ex-presidente sul-africano “permanece em estado grave, mas estável, no hospital”, afirmou Mac Maharaj, porta-voz do presidente Jacob Zuma.

    Nelson Mandela, que completará 95 anos em breve, tornou-se em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, depois de passar 27 anos na prisão sob o regime do apartheid.

    Ele foi hospitalizado no dia 8 de junho devido a uma pneumonia.

    O porta-voz da presidência não quis comentar sobre as informações divulgadas pelo rede de televisão americana CBS, segundo as quais Mandela “não está a responder” e “não abriu os olhos há vários dias”.

    “A única informação autorizada sobre a saúde do Madiba (Mandela) vêm da presidência, com base em relatórios dos médicos”, declarou Maharaj.

    De acordo com a CBS, a ambulância que transportava Nelson Mandela para o hospital em 8 de junho quebrou e outra teve que ser chamada. A sua saúde não foi comprometida por este incidente, assegurou a presidência.

    A ambulância que transportava o ícone mundial da luta anti-apartheid teve um problema no motor durante a viagem de sua casa em Joanesburgo a uma clínica privada em Pretória.

    A segunda ambulância foi enviada ao local “completamente equipada com enfermeiros e equipamentos de terapia intensiva”, disse Maharaj. “Foram tomadas todas as medidas para que o ex-presidente não fosse ameaçado por este incidente inesperado”, disse.

    Mandela continua a receber visitas de sua família. Segunda-feira, a sua filha Zenani Dlamini Mosizwe declarou que o seu pai estava “muito bem”.

    “Não acho que as pessoas devam pensar que Nelson Mandela vai morrer amanhã. Ele não vai morrer”, declarou quinta-feira à noite seu sucessor, o ex-presidente Thabo Mbeki. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema