Domingo, Abril 28, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Acervo cultural da comunidade do Reino do Tchingualula foi roubado

    O acervo cultural da comunidade ou Ombala do Reino do Tchingualula, na província do Huambo, foi roubado.

    Entre as peças roubadas, constam os crânios dos distintos soberanos do secular Reino de Tchingualula que representam valores, força, poder, autoridade e soberania.

    Neste momento a Ombala Tchingualula não possui nenhuma referência dos seus antepassados, situação que preocupa as autoridades tradicionais da localidade.

    O Soba Grande da referida Ombala, Sabino Sacuvale, afirmou que os Acocotos sempre existiram para a preservação de hábitos e costumes da cultura angolana.

    “Na Ombala foram tirados 13 Acocotos a noite, partiram a porta e retiram os Acocoto, isto causou prejuízo na Ombala e todas as Ombalas a ouvirem este problema também estão preocupados, estes Biholo são de a muito tempo”, disse.

    Já O responsável do departamento do património da direcção provincial da cultura, João Afonso, explicou o significado dos Acocotos e o que representam para a cultura Ovimbundo.

    “Acocoto são crânios dos soberanos tradicionais, porque o Acocoto é um local sagrado é local naquele tempo de pedir bons ventos para a fertilidade, bons ventos para o cultivo, para boa governação, para a saúde das crianças e o bem-estar das comunidades daqueles que dirigem”, disse.

    João Afonso disse ainda que caso não se encontre os autores desta acção, as autoridades tradicionais devem fazer um ritual, para que os mesmos devolvam os Acocotos à Ombala.

    O secretário de estado da cultura, Cornélio Calei, garantiu empenho para a recuperação dos 13 Acocotos roubados no Reino de Tchingualula, um importante património histórico, apurou a RNA.
    Cornélio Calei disse sábado, 05/01, em Luanda, que o executivo vai já tomar medidas para impedir a repetição deste tipo de acontecimentos em todo o país, porque o país não pode perder os seus valores culturais.

    “Nós poderemos fazer deslocar alguém do nosso Instituto de Património, para ir até ao local verificar o que é que aconteceu, porque se aconteceu em Tchingualula poderá acontecer noutro sítio, por isso teremos que evitar e encontrar entrando em contacto com os órgãos da ordem e segurança para podermos rapidamente recuperar estes crânios”, disse. (rna.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema