Sábado, Maio 4, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Acampamento Nacional das Mulheres da IEIA decorre no Moxico

    Mil e 750 mulheres afectas à Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA), oriundas de 11 províncias do país, participam desde hoje, Domingo, no IV Acampamento Nacional a decorrer na povoação de Sacassange, 15 quilómetros a sul da cidade do Luena, província do Moxico.

    Promovido sob o lema “Mulher que teme a Deus, é sábia e glorifica o nome do senhor”, o acampamento que terá a duração de sete dias vai abordar temas sobre “O papel da mulher cristã na sociedade angolana”, “O casamento na perspectiva bíblica e jurídica”, “O propósito de Deus para com a mulher” e “Como posso aproximar-me de Deus”.

    “O exemplo de Rute”, “A saúde preventiva”, “O ser humano e as duas naturezas” são entre outros temas constantes na agenda do encontro que congrega as senhoras da IEIA das províncias de Cabinda, Cuando Cubango, Bié, Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, Malange, Namibe e Moxico anfitriã.

    No acto de abertura, a coordenadora do Departamento Nacional das Sociedades de Senhoras da IEIA, Natália Catumbela, disse que o evento visa aprender para consciencializar a mulher da daquela congregação religiosa do seu papel no lar, igreja e na sociedade.

    Referiu que os temas agendados têm como objectivo explicar sobre o papel da mulher angolana que consiste em influenciar positivamente a sociedade, actualizar as jovens e senhoras da igreja, o propósito de Deus no casamento.

    Como fazer o património do lar uma bênção para a família evitar conflitos conjugais, assim como aprender sobre os efeitos do casamento civil, benefícios sociais que oferece a esposa, são entre outros objectivos dos temas a abordar.

    Explicou que as mulheres acampadas irão debruçar – se sobre a personagem bíblica “Rute”, baseando – se em alguns exemplos vividos pelas participantes, bem como examinarão os problemas de saúde que afectam as mulheres e como evitar – lás, através da aplicação de medidas de prevenção.

    Ao enaltecer a escolha desta região para acolher o acampamento nacional, o governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, pediu aos participantes para influenciar a população local no sentido de abster – se de praticas de feitiçaria, por constituir um costume que contraria o progresso da sociedade.

    Definiu a mulher como sendo “tudo” na vida do homem, um ser de milagres, acolhedora e atenciosa, pelo que, na opinião do governante, merece carinho, atenção, respeito e acima de tudo amor da parte do homem.

    Sugeriu que sejam dinamizadas as organizações juvenis religiosas, tendo em conta o papel preponderante que ocupam no processo de formação da juventude, cuja franja da sociedade deve merecer uma atenção redobrada, por ser a mais vulnerável entre o género feminino.

    Gonçalves Muandumba desejou votos de sucessos a organização do evento, de modo que a Igreja possa contribuir para o bem-estar social da população e na consolidação da paz que Angola goza.

    Fundada em 1884, a Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola é reconhecida com base ao Decreto Presidencial de 14/92 de 10 de Abril, conta Com mais de 989 congregações e mais de 500 mil fiéis espalhados ao nível nacional. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jovens tentam legalizar novo partido em Angola

    Em entrevista à DW, Luís Castro, coordenador do Partido Liberal, diz que o movimento de centro-direita resulta da não...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema