Sábado, Maio 4, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Aberto III curso de mestrado em metodologias de língua portuguesa

    O III curso de mestrado em metodologia de ensino da língua portuguesa ao nível do ensino secundário, no Instituto de Ciências de Educação de Cabinda (ISCED), foi aberto quinta-feira em cerimónia presidida pela ministra do Estado para Área Social, Dalva Rigote Allen.

    Na ocasião, Dalva Allen sublinhou que a concretização desta formação surge no quadro da colaboração com a Universidade de Aveiro de Portugal e visa formar formadores ao nível de mestrados.

    sob a égide da cooperação com Portugal com base no Memorando de Entendimento, celebrado entre Angola e Portugal.

    A ministra recordou que a primeira edição abrangeu três cursos de mestrado, nomeadamente em metodologia de ensino, especificamente de educação de infância, primária e ensino da língua portuguesa para o ensino secundário.

    Dalva Allen defendeu a criação e disponibilização deste tipo de oferta para a contínua implementação do programa nacional de formação e gestão de pessoal docente, enquanto instrumento de política e de educação do ensino superior.

    Para tal, sublinhou que esse objecto deve assegurar as funções docentes na educação pré-escolar, no ensino primário e secundário, para que seja desempenhado por professores qualificados e à altura dos desafios do presente e do futuro, em prol da contínua melhoria da qualidade do sistema de ensino.

    A governante referiu também que, na realização e direito da educação e qualidade do ensino, o Estado tem um papel reservado para estabelecer regras e regulamentar normas e padrões.

    E, neste sentido, adiantou, o Executivo Angolano tem como um dos pilares fundamentais e prioritários o desenvolvimento do capital humano, com ênfase nas acções focais no domínio da educação, saúde, emprego, empreendedorismo e formação técnico-profissional, ciência e tecnologia e inovação.

    Os ministeriais da Educação e Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, frisou a ministra, devem desenvolver, mediante acordos e convénios e instrumentos jurídicos, a busca incessante de instrumentos e instituições reconhecidas de notoriedade internacional para a concessão e realização dos objetivos preconizados pelo Executivo, consubstanciados na formação e qualificação do capital humano, no quadro das relações e cooperação científica.

    Indicou ainda que a expansão dos cursos de mestrado de metodologias de ensino abrangeu a Faculdade de Ciências e Serviços Sociais da Universidade de Luanda, com a abertura do Curso de Intervenção Educativa e, num futuro breve, a oferta de cursos de pós-graduação em metodologias específicas para atender outras áreas de ensino, como biologia, química, física, matemática, com o financiamento e comprometimento da cooperação portuguesa em Angola.

    A ministra destacou os resultados alcançados com a cooperação com Portugal no domínio da formação de gestão de docentes, por permitir, na primeira intervenção, a formação de 64 mestres distribuídos por três especialidades, designadamente metodologias específicas de ensino de educação pré-escolar, para o ensino primário em língua portuguesa, e o ensino secundário nos magistérios da Huíla, Benguela e Luanda.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema