Segunda-feira, Maio 13, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Aberta semana da legalidade

    A semana da legalidade, a decorrer de 21 a 27 deste mês no país sob o lema “A Procuradora-Geral da República no combate ao crime transnacional organizado”, foi aberta na noite desta segunda-feira, numa cerimónia orientada pelo Juiz Presidente do Tribunal Supremo, Cristiano André.

    Presidium da cerimónia de abertura da semana da legalidad (ANGOP)
    Presidium da cerimónia de abertura da semana da legalidad (ANGOP)

    A jornada ocorre por ocasião do 35º aniversário da institucionalização da Procuradoria-Geral da República (PGR), a assinalar-se no dia 27 de Abril corrente.

    O Procurador-geral da República, João Maria de Sousa, informou que durante esses sete dias serão transmitidas informações para a elevação do nível de conhecimento jurídico da população para prevenir a prática de ilicitudes.

    Disse que estão ainda previstas visitas aos calabouços e unidades penitenciárias civis e militares para constatar a situação legal dos reclusos e para a fiscalização do cumprimento das leis e regulamentos que regem a vida interna das cadeias.

    João Maria de Sousa afirmou que em Luanda, Cuando Cubango e Huíla a semana da legalidade terá cunho internacional com a participação dos Procuradores dos Ministérios Públicos das Repúblicas de Cuba, Democrática do Congo, da Namíbia, Moçambique, África do Sul, do Uganda e do Estado brasileiro de Minas Gerais, que já se encontram no país.

    Salientou que as individualidades convidadas deverão abordar temas como “o contexto histórico da convenção de Palermo e o crime transnacional organizado”, “o confisco e a apreensão de bens resultantes de corrupção”, o “combate ao tráfico de seres humanos e de órgãos”, e “crimes ambientais, sua natureza e consequências”.

    Presenciaram a cerimónia deputados, membros do Executivo, juízes conselheiros dos tribunais superiores, vice-procuradores-gerais e procuradores-gerais adjuntos da República, magistrados judiciais e do ministério público, advogados e técnicos e funcionários da instituição.

    O Juiz Presidente do Tribunal Supremo considerou oportuna a escolha do lema “a Procuradora-Geral da República no combate ao crime transnacional organizado” por ser tratar de um fenómeno que ameaça Estados soberanos, “num mundo hoje globalizado e de fronteiras simbólicas e em que ninguém se pode considerar verdadeiramente protegido”.

    Apelou para acções que visem o combate ao terrorismo, pirataria, imigração ilegal, combate ao branqueamento de capitais e demais delitos económicos transnacionais. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR de Angola em Genebra em “esforço” para recuperar ativos do Estado desviados por corrupção

    O Procurador-Geral da República de Angola (PGR) encontra-se em Genebra, na Suíca, para tratar com as autoridades locais a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema