Terça-feira, Maio 28, 2024
20.7 C
Lisboa
More

    Moscovo anuncia que não assiste a conferência internacional de Lima sobre Venezuela

    A Rússia anunciou hoje que não assistirá à Conferência Internacional para a Democracia na Venezuela, que se celebrará em Lima, porque duvida que o referido encontro possa cimentar o caminho para o diálogo entre o Governo e a oposição venezuelanos promovido pelas negociações de Oslo.

    “Antes de tudo, não estamos convencidos que seja acertado falar sobre o problema da democracia na Venezuela sem a participação dos venezuelanos, representantes do Governo de (presidente) Nicolás Maduro e outras forças políticas”, informou hoje o ministério dos Negócios Estrangeiros russo num comunicado.

    De acordo com a Lusa, citada pelo PT Jornal, Moscovo sublinha que a sua “principal dúvida” é como a conferência pode contribuir para o “diálogo inter venezuelano” e para o processo de negociação iniciado com a mediação da Noruega.

    A Rússia também adverte que as pressões exteriores podem “complicar” enormemente a procura de uma “confiança mútua” entre as duas partes e a tradução em medidas “mutuamente aceitáveis” para os venezuelanos “sem ingerência externa”.

    Moscovo que apoiou desde o princípio o regime de Maduro e foi convidada para a conferência bem como os Estados Unidos, Cuba e China, já comunicou ao Peru a sua decisão.

    “Depois de estudar atentamente toas as circunstancias, chegámos à conclusão que é conveniente que nos abstenhamos de participar na referida conferência”, sublinhou.

    Ao mesmo tempo, insiste em apoiar a procura de uma saída política para a crise baseada no direito internacional e defende um diálogo “construtivo” com os países da América Latina e de outras regiões interessadas numa solução para a Venezuela.

    Antes de participar na semana passada no Brasil na reunião do foro BRICS, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguéi Lavrov, sublinhou que a situação na Venezuela está a melhorar e que o processo de Oslo está a impor o senso comum na solução da crise no país da América Latina.

    Lavrov mostrou-se convencido que “se alguém nos Estados Unidos opta pelo uso da força, toda a América Latina se oporá” e, uma vez no Rio de Janeiro, assegurou que Moscovo apoiará “qualquer acordo” que as partes alcancem no âmbito das negociações de Oslo.

    A conferência de Lima vai reunir ministros dos Negócios Estrangeiros e representantes de uma centena de países, indicou o ministério dos Negócios Estrangeiros peruano num comunicado.

    Em contrapartida, vários dos países da América Latina reunidos no denominado Grupo de Lima defendem, como os Estados Unidos, pressões diplomáticas e económicas para forçar maduro a convocar eleições e permitir uma saída negociada da crise.

    Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros português confirmou hoje em Bissau que Portugal estará na reunião de Lima, sobre a crise na Venezuela, “ao nível que seja adequado e possível”, e admitiu contactos com outros países sobre o assunto.

    Falando à Lusa à margem da apresentação de um projecto cultural, co-financiado entre a cooperação portuguesa e a União Europeia, Augusto Santos Silva, que hoje termina uma visita de trabalho de dois dias à Guiné-Bissau, precisou que Portugal está em concertação com o Grupo Internacional de Contactos sobre a Venezuela e que estará presente na reunião no Peru.

    “Neste momento, estamos a concertar com o Grupo de Contacto Internacional para saber qual é a representação mais adequada, mas neste momento nós temos já o nosso embaixador em Lima de prevenção porque estaremos na reunião ao nível que seja adequado e possível”, afirmou Santos Silva.

    O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que ainda não tem uma ideia clara da sua agenda para os próximos dias, uma vez que terá que acompanhar o Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, a uma visita de Estado à Alemanha e esperar pelos desenvolvimentos noutras regiões do mundo “em que talvez seja útil a presença portuguesa”, mas garantiu a presença de Portugal na reunião de Lima.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola: Indícios de escândalo financeiro abalam Administração Geral Tributária

    Processos de investigação criminal na Administração Geral Tributária (AGT) em Angola, com detenções por suspeitas de corrupção na província...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema