Domingo, Junho 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Ikea utilizou trabalho forçado de prisioneiros políticos

    A multinacional sueca do mobiliário Ikea utilizou prisioneiros políticos da antiga Alemanha Oriental como trabalhadores forçados nas décadas de 1970 e 1980, de acordo com um programa de investigação da cadeia pública de televisão sueca.

    A reportagem do programa Uppdrag Granskning descobriu documentos que provam a utilização, por parte da empresa sueca, de trabalho forçado de prisioneiros de consciência, segundo os anúncios do programa, que tem emissão prevista para quinta-feira no canal de televisão SVT.
    Os jornalistas do programa descobriram os documentos nos arquivos da Stasi, a polícia secreta da antiga Alemanha de leste, ainda de acordo com os anúncios. A SVT não adiantou mais pormenores sobre as acusações.
    À agência noticiosa sueca TT, a Ikea disse já que está a investigar o assunto.
    “Já requisitámos documentos dos arquivos da antiga Stasi e estamos a entrevistar pessoas que já trabalhavam então na Ikea”, afirmou à agência noticiosa Jeanette Skjelmose, gestora de assuntos sociais e ambientais do grupo.
    “Até agora, não há indicações de que tenhamos pedido que fossem usados prisioneiros no processo de fabrico, ou que tenhamos conhecimento disso. O que estamos agora a investigar é isso aconteceu de qualquer das formas, sem o nosso conhecimento”, acrescentou.
    O grupo Ikea, que não está cotado na bolsa, é o maior vendedor mundial de mobiliário, com vendas de 25 mil milhões de euros em 2011 e 131 mil colaboradores, no finai do seu mais recente ano fiscal, que terminou em agosto de 2011.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema