Sábado, Abril 27, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Resenha Política: Visita do PR ao Uíge constitui destaque noticioso semanal

    A visita de trabalho do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, à província do Uíge, e a realização em Luanda da 64ª reunião do Comité Executivo da União Parlamentar Africana (UPA) constituíram os destaques do noticiário político da semana que hoje, sábado, termina.

    José Eduardo dos Santos - Presidente do MPLA (Foto: Clemente Santos)
    José Eduardo dos Santos – Presidente do MPLA (Foto: Clemente Santos)

    No Uíge, o Chefe de Estado inaugurou o aeroporto, denominado “Manuel Quarta Punza”, reabilitado e ampliado, e orientou a 10ª sessão ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros que apreciou o memorando sobre a situação social, económica e das infra-estruturas da província.

    O governador da província do Uíge, Paulo Pombolo, afirmou que a visita do Presidente da República à região contribuiu na solução dos diversos problemas que a população enfrenta na região.

    Na semana que finda, Luanda acolheu a 64ª reunião do Comité Executivo da União Parlamentar Africana (UPA), com a participação de delegados de 21 países.

    Neste fórum o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, recomendou os parlamentos africanos a cooperar com os seus governos na concertação de esforços com a comunidade internacional, “para travar-se o perigoso movimento de actos terroristas”.

    Neste período, Angola prosseguir a sua campanha para eleição a membro não permanente no Conselho de Segurança da ONU, aproveitando a participação do secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, em Argel, numa reunião ministerial do Bureau de Coordenação do Movimento dos Países Não-Alinhados.

    Já o Ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, manteve um encontro de trabalho com o secretário executivo da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Ntumba Luaba, no quadro do acompanhamento das recomendações dos Chefes de Estado e de Governo da CIRGL sobre as forças negativas e grupos armados.

    O dia de África foi comemorado no país com actos políticos culturais, tendo o decano do Grupo Africano do Corpo Diplomático, Boughaba Kamel, ressaltado a importância da conjugação de esforços no combate aos problemas que afectam o continente.

    Em São Tomé e Príncipe foi anunciado que os presidentes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe vão reunir-se em Junho do ano em curso, na cidade da Praia, Cabo Verde, visando relançar a comunidade de países africanos de língua portuguesa (PALOP), segundo a ministra santomense dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades.

    Foi neste semana que o ministro angolano da defesa, João Lourenço, informou que os Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão a preparar-se para actuar de forma conjunta no combate a pirataria marítima na região do Golfo da Guiné.

    O governante angolano, que falava à imprensa no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, à sua chegada da 15ª reunião dos Ministros da Defesa deste organismo (em Portugal), referiu que entre as estratégias destaca-se a formação de forças para o patrulhamento conjunto a nível da referida zona.

    Foram nesta semana apresentados oficialmente os novos juizes presidentes da Comarcas da Lunda Norte Pinheiro Capitango de Castro, de 52 anos de idade, do Tribunal Provincial do Namibe, Modesto Geraldes.

    Outros dos destaques noticiosos foram o anúncio da detenção pela polícia de Guarda Fronteira de 32 indivíduos por violarem a fronteira nacional, bem como a apreensão de cinco viaturas e 12 bidons de combustíveis, e de ter impedido a entrada ilegal de outros cinco elementos pela fronteira com a Namíbia.

    Na província do Zaire uma comissão de coordenação de políticas migratórias e aduaneiras, com a missão de combater os crimes transfronteiriços na fronteira da Província do Zaire com a República Democrática do Congo (RDC) foi empossada na semana finda.

    A Angop cobriu ainda a passagem de 354 militares da Brigada de Forças Especiais de Cabo Ledo, das Forças Armadas Angolanas (FAA) para a polícia nacional.

    Na semana que finda o MPLA o Comité Central do MPLA aprovou a convocatória do V Congresso Extraordinário do partido, marcado para Dezembro próximo, bem como a composição da comissão nacional preparatória do evento, refere o comunicado lido no final da sessão, orientada pelo presidente do partido.

    José Eduardo dos Santos defendeu a transformação da sociedade e do seu partido de forma a poder enfrentar os desafios do futuro, bem como um melhor acompanhamento da evolução social, para continuar a ganhar a confiança do povo e liderar o processo de mudança. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema