Quinta-feira, Maio 30, 2024
18 C
Lisboa
More

    Workshop metodológico do IDF recomenda melhorias no desempenho dos seus quadros

    Maiombe, o pulmão de África. (Foto: D.R.)
    Maiombe, o pulmão de África.
    (Foto: Angop)

    O Workshop metodológico do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) recomendou, nesta sexta-feira, aos seus quadros melhor desempenho e performances visando o desenvolvimento do sector que se encontra num estado de crescimento muito lento.

    A recomendação, que consta do comunicado final do seminário dirigido à responsáveis do IDF, que terminou sexta-feira, na localidade de Honga Zanga, município de Icolo e Bengo, em Luanda, recomenda a continuação de esforços no sentido de aprovação do pacote legislativo do sector florestal, mas propriamente, o projecto de Lei e seus distintos Regulamentos.

    Os participantes recomendaram igualmente a aprovação do Decreto Presidencial sobre o Regime de Carreira Especial da fiscalização Florestal e da Fauna, assim como do Estatuto Remuneratório.

    A observância de critérios e procedimentos técnicos e legais sobre o licenciamento da exploração florestal, transporte, trânsito de produtos florestais, bem como o seu certificado foram igualmente tidos em conta pelos participantes, que manifestaram preocupação em relação aos temas discutidos nestes três dias de reflexão e novas aprendizagens.

    Os participaram foram peremptórios  em salientar em uníssono a necessidade de se proceder ao inventariado dos bens patrimoniais do IDF visando a sua legalização.

    Os técnicos do IDF, que refrescaram conhecimentos sobre a sua funcionalidade, entenderam haver a obrigatoriedade de se fazer a uniformização e correcção da aplicação dos instrumentos que regulam a cobrança dos valores referentes às taxas e sobretaxas provenientes da exploração de produtos florestais e da fauna.

    Ainda neste capítulo, defenderam igualmente a uniformização e correcção das multas e outros emolumentos pelos serviços prestados, assim como, a realização de estudos visando à padronização da nomenclatura das peças de madeira serrada produzida no país.

    Ao fim de três dias de intensos debates a volta da legislação e sua aplicação, os mais de 70 quadros seniores do IDF recomedaram maior divulgação da pauta deontológica no local do Serviço, de tal forma, que se melhore a observância dos valores de índole ético, profissional e social dos trabalhadores no exercício das suas funções.

    Finalmente, aqueles responsáveis foram informados da produção de Mel no âmbito da campanha agrícola 2015/2016, bem como do inventário nacional florestal.

    O Instituto de Desenvolvimento Florestal abreviadamente designado IDF, é uma pessoa colectiva criado pelo decreto presidencial 5/14 de 7 de Janeiro com o objectivo de assegurar o fomento, coordenação e execução das políticas traçadas no domínio florestal, faunístico, rural e de desenvolvimento de transferência tecnológica. (portalangop.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A voz da África precisa de ser ouvida, afirmou o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

    O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, disse que o mundo está a mudar e que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema