Terça-feira, Maio 14, 2024
15.4 C
Lisboa
More

    Tiroteios silenciam em grande parte com início de cessar-fogo no leste da Ucrânia

    (Foto: AFP/Anatolii Stepanov)
    (Foto: AFP/Anatolii Stepanov)

    As armas foram silenciadas abruptamente à meia-noite em grande parte do leste da Ucrânia, conforme previa um acordo de cessar-fogo, embora hajam tiros periódicos perto de um entroncamento ferroviário mostravam que a trégua era frágil.

    Jornalistas da Reuters em Donetsk, o principal reduto rebelde, disseram que o bombardeio de artilharia parou à meia-noite e que não ouviram nenhum disparo durante a noite, após intensas horas finais antes do cessar-fogo, quando explosões ocorriam a cada poucos segundos.

    Uma única explosão pôde ser ouvida na parte da manhã em um bairro periférico.

    Um fotógrafo da Reuters em território controlado pelo governo também disse que o constante bombardeio havia parado durante a noite, embora tenha ouvido uma salva de artilharia em torno das 7 horas na direcção do Debaltseve, uma cidade estratégica como hub ferroviário onde as forças ucranianas tinham praticamente sido cercadas por rebeldes que avançavam.

    O governo ucraniano disse no domingo de manhã que o cessar-fogo estava sendo “observado”. Suas forças tinham sido atacadas 10 vezes desde que a trégua entrou em vigor, mas descrevia esses incidentes como “localizados”, em vez de regulares. Nenhum de seus soldados foram mortos nas últimas 24 horas.

    “Ontem e anteontem foram intensos, eles estavam atirando daqui e de lá. Mas hoje está tranquilo e calmo. Tudo está bem”, disse o morador Donetsk Rodion Biralyan, 50 anos.

    Um oficial ucraniano próximos de Debaltseve disse: “O nível geral (de ataques) diminuiu, embora haja violações.”

    Washington acusou Moscovo de enviar tropas nos últimos dias antes do cessar-fogo para ajudar os rebeldes pró-Rússia a marcarem ganhos territoriais antes da trégua entrar em vigor.

    No entanto, o cessar-fogo restaurou alguma aparência de calma pela primeira vez desde que os rebeldes pró-Rússia rejeitaram o cessar-fogo anterior no mês passado e lançaram um avanço que tinha alarmado países ocidentais.

    O presidente da Ucrânia Petro Poroshenko, vestindo o uniforme da forças armadas de comandante supremo, disse em uma mensagem televisionada à meia-noite na capital Kiev que ordenou tropas a pararem de disparar, cumprindo a trégua.

    O cessar-fogo, negociado em conversações entre quatro potências na quinta-feira, prevê a criação de uma zona neutra e a retirada das armas pesadas. Mais de 5.000 pessoas foram mortas no conflito que causou a pior crise nas relações Rússia com Ocidente desde a Guerra Fria.

    O presidente russo, Vladimir Putin, nega que Moscovo esteja envolvido na luta por território que ele chama de “Nova Rússia”. Autoridades ocidentais citam esmagadora evidência em contrário e Washington e seus aliados impuseram sanção económica em Moscovo. (reuters.com)

    por Anton Zverev e Gleb Garanich

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portela vai ser alargada, Alcochete é a escolha final para o novo aeroporto

    Governo segue recomendação da Comissão Técnica Independente, que considerou Alcochete, a par de Vendas Novas, como a solução "mais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema